Você sabia que muitos vestibulares esperam que os estudantes realizem, na prova de redação, um texto diferente daquele dissertativo-argumentativo?
Isso mesmo. São os vestibulares que abordam gêneros textuais em sua prova de redação. Um exemplo desse tipo de exame é o vestibular da Unicamp.
Dentre os tantos gêneros, podemos destacar o texto jornalístico. Vamos conferir, a seguir, um resumo sobre as principais características desse gênero textual.
O texto jornalístico tem como objetivo informar e comunicar o leitor. Ele possui grande circulação, uma vez que é utilizado em jornais, revistas e programas de televisão.
Ainda, podemos afirmar que os textos jornalísticos são efêmeros, uma vez que veiculam informações atuais, específicas e passageiras de determinada comunidade/sociedade.
A estrutura do texto jornalístico pode ser dividida em 4 partes. São elas:
No seu vestibular, você irá, durante a etapa de apuração, analisar as informações fornecidas pelos textos de apoio do exame.
Para estruturar melhor o desenvolvimento e a escrita do seu texto, você pode utilizar quatro perguntas:
O texto jornalístico deve ser escrito em forma de prosa. Além disso, um texto desse gênero precisa ser claro, simples, objetivo e imparcial, tendo como único objetivo informar o leitor sobre um tema, sem realizar juízo de valor. Lembre-se de nunca colocar a sua opinião pessoal explicitamente nesse tipo de texto, principalmente através do uso de verbos em primeira pessoa.
Ainda em relação à linguagem, o texto jornalístico deve ser de fácil leitura. Portanto, o uso de frases curtas e diretas é preferível, uma vez que pode facilitar a transmissão da mensagem de forma efetiva. O texto não deve, além disso, apresentar ambiguidade, sendo importante evitar expressões que possam provocar esse efeito. Evite também o uso de expressões mais rebuscadas.