Denomina-se de “texto editorial” aquele tipo de texto jornalístico que possui caráter predominantemente subjetivo, exprimindo a opinião de seu autor.
O texto editorial pode ser cobrado, por exemplo, como redação de alguns vestibulares, com um destaque para aquele da Unicamp.
Ainda, esse tópico pode aparecer também como questão de português, principalmente em vestibulares e concursos.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre esse assunto. Vamos descobrir, a seguir, as principais características do texto editorial.
Entre os tantos gêneros textuais, podemos citar o texto editorial. Parte do texto jornalístico, ele geralmente aparece no início de colunas jornalísticas.
O texto editorial possui um caráter predominantemente subjetivo, uma vez que expressa a opinião de uma pessoa ou de uma equipe que o elabora. Geralmente, esse tipo de texto é responsável por iniciar uma seção específica do jornal, como política, esporte, economia e cultura.
O texto editorial possui uma estrutura simples e que pode ser dividida em três partes principais. São elas:
De maneira geral, os textos editoriais seguem algumas características principais, se adequando, conforme o necessário, aos meios em que serão veiculados.
Vamos descobrir, a seguir, quais são essas características:
Vale ressaltar que os temas abordados pelos textos editoriais são, normalmente, assuntos atuais e que estão em relevância no contexto vivido pelo autor/equipe.
Ainda, o autor de um texto desse tipo deve, na medida do possível, evitar parágrafos longos. Isso porque, o objetivo dos textos editoriais é prender a atenção do leitor e explicitar de maneira objetiva o intuito da publicação.