Na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, o Governo Federal retoma os pagamentos do Auxílio Brasil. Os últimos repasses do benefício no valor mínimo de R$ 400, atenderam mais de R$ 17 milhões de famílias.
Em janeiro, o Ministério da Cidadania incluiu 3 milhões de famílias no programa mediante a análise do perfil dos cidadãos. No entanto, assim como novos beneficiários são adicionados, outros podem ter o benefício cancelado.
De modo geral, o benefício do Auxílio Brasil pode ser suspenso devido ao descumprimento das regras de concessão do programa, e da desatualização dos dados informados no cadastro. Lembrando que para receber o abono é preciso se enquadrar em uma das seguintes condições:
Os beneficiários que passaram pelo pente fino do programa e tiveram o benefício cancelado, infelizmente não é possível contestar a negativa do governo. Neste caso, resta apenas conferir os seus dados para encontrar o que supostamente ocasionou o cancelamento.
Para assegurar o retorno ao programa, é bom que os dados informados no Cadastro Único (CadÚnico) sejam atualizados. Caso esteja tudo ok, poderá retornar no próximo pagamento do Auxílio Brasil.
Todavia, para consultar a inscrição e verificar a situação do benefício, o responsável familiar deve baixar e acessar o aplicativo Auxilio Brasil disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS.
Os repasses do Auxílio Brasil são realizados de forma escalonada conforme o final do NIS (Número de Identificação Social). Confira o calendário para este mês de fevereiro: