De acordo com o portal G1, o Tesouro Nacional passou a aceitar pagamentos via PIX no dia 7 de dezembro. A reportagem afirma que “para conseguir fazer o pagamento da compra de títulos públicos via PIX, será necessário que as pessoas físicas utilizem o portal autenticador central de acesso aos serviços do governo, o gov.br”.
Apesar da novidade, o Tesouro Nacional pontuou que “para aumentar a segurança do processo, só poderá ser feito um PIX vindo do CPF do titular da conta” e que “os níveis de autenticação proporcionam mais segurança aos investidores, pois confirmam a identidade da pessoa”.
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado e gerido pelo Banco Central do Brasil, é um dos principais meios de pagamento do país. Sendo assim, hoje não só os estabelecimentos comerciais como também diversos órgãos públicos aceitam pagamentos via PIX. Confira a lista de órgãos públicas que aceitam pagamentos dessa forma divulgada pelo portal G1:
Para realizar pagamentos de taxas em órgãos públicos via PIX será preciso ler um QR Code disponibilizado pelo órgão. Isso significa que os cidadãos devem fazer a leitura do código diretamente no aplicativo da instituição no qual utilizam o sistema de pagamentos.