Poucas pessoas sabem, mas é possível vender uma simples moeda de 50 centavos por até R$ 200 nesse ano de 2024. Estamos falando, portanto, de um lucro de mais de 150%, de acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados.
A moeda de 50 centavos que pode render todo esse dinheiro não está mais em circulação. Trata-se da peça que foi cunhada e posta nas ruas no ano de 1975.
Mesmo que você não possa mais encontrar o exemplar em um trocado no comércio, nada impede que você encontre a peça em vários outros lugares. Quem achar primeiro, conseguirá um bom dinheiro no final das contas.
Como estamos falando de uma moeda que não está mais em circulação, é natural que a grande maioria das pessoas não saiba como identificar esse item da maneira correta.
Para ajudar nesse processo de identificação, listamos abaixo um grupo com as principais características do exemplar tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
Como dito, é possível vender a moeda de 50 centavos do ano de 1975 por até R$ 200 em condições normais, ou seja, quando a peça não apresenta nenhum tipo de erro ou variante específico.
Contudo, os valores da peça variam a depender do grau de conservação do exemplar. Em regra geral, quanto mais bem conservada estiver a sua moeda maior será o valor de revenda.
Na imagem abaixo, você pode conferir valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para as moedas de 50 centavos do ano de 1975:
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
Uma moeda é considerada certificada quando são encapsuladas por grandes certificadores, como a Numismatic Garanty Company (NGC), e a Professional Coin Grading Service (PCGS). Para os especialistas, estas indicações seriam a certeza do real estado de conservação da peça, e também da integridade da mesma.
Não há nada que impeça um colecionador de limpar uma moeda antiga para que ela pareça mais nova, ou ao menos mais visível. Contudo, é importante lembrar que em alguns casos esta prática pode reduzir o valor da peça, já que ela poderá contar com uma camada de coloração diferente resultado das reações químicas no metal.
De todo modo, se você está ciente do risco de diminuição do valor, e mesmo assim deseja limpar a sua moeda antiga, é importante ter consigo os seguintes materiais:
Agora, basta seguir o passo a passo abaixo: