Saúde e Bem Estar

Terapias alternativas podem ser feitas gratuitamente pelo SUS

Banco de Imagens: Unsplash

O número de pessoas que recorrem aos tratamentos alternativos vem crescendo cada vez mais no país.

Esta procura fez com que o Ministério da Saúde integrasse algumas Pics (Práticas Integrativas e Complementares) ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente o SUS conta com 29 práticas integrativas e complementares, que empregam recursos terapêuticos fundamentados em conhecimentos tradicionais, a fim de curar e prevenir diversas doenças.

Entre as Pics oferecidas pelo SUS, o paciente pode garantir atendimentos individuais e até em grupos, caso seja indicado.

Confira as 29 práticas integrativas oferecidas gratuitamente pelo sistema e detalhes adicionais das mais utilizadas.

  • Ayurveda: Terapia milenar indiana que ajuda eliminar toxinas do corpo, restaurando o equilíbrio físico e mental, através da alimentação, massagens, aplicação de fluxo de óleo aquecido, entre associações de outras práticas integrativas.

 

  • Homeopatia: Técnica que estimula o organismo a reagir contra seus próprios desequilíbrios, considerando a individualidade de cada paciente na hora da indicação medicamentosa.

 

  • Acupuntura (Medicina tradicional chinesa): A introdução de agulhas finas em pontos precisos do corpo garante o tratamento e efeito anestésico de diversas dores e doenças, inclusive, emocionais.

 

  • Fitoterapia: Utiliza medicamentos feitos com os princípios ativos das plantas para tratar e prevenir várias doenças.

 

  • Dança circular: Tem como objetivo estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, inclusive, aliviar tensões emocionais tirando o indivíduo da rotina cotidiana.

 

  • Meditação: Exercício de concentração e respiração adequada.

 

  • Reiki: Técnica de canalização da energia universal transmitida através do toque e imposição das mãos ao paciente.

 

  • Terapia comunitária integrativa: É realizada por meio da conversação onde a escuta, acolhimento e partilha de problemas que muitas vezes são causadores de adoecimento mental são trabalhados em ambiente coletivo.

 

  • Yoga: Prática que integra o trabalho do corpo e a mente, por meio de posturas específicas com ações meditativas.

 

  • Apiterapia: Prioriza produtos produzidos pelas abelhas como a apitoxina, geleia real, pólen, própolis, mel e outros para o tratamento e prevenção de doenças.

 

  • Aromaterapia: Uso de óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais para promover o relaxamento, bem estar e saúde.

 

  • Bioenergética: Nesta terapia, a Psicoterapia corporal associada a exercícios terapêuticos, auxiliam na liberação de tensões do corpo e expressão de sentimentos.

 

  • Ozonioterapia: Administração da mistura dos gases oxigênio e ozônio para promover o tratamento de diversas doenças.

 

  • Terapia de florais: Atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre a doença física, por meio de soluções diluídas e dinamizadas originárias de essências de flores e plantas.

As mais utilizadas, de acordo com o Ministério da Saúde foram às práticas da medicina tradicional chinesa como a acupuntura com 707.000 atendimentos, seguida da auriculoterapia com 142.000 procedimentos. A Yoga também está entre os destaques de atendimentos do SUS em relação às Pics com 35.000 atendimentos.

Outras Pic oferecidas pelo SUS são: Arteterapia, Biodança, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala, Termalismo social/Crenoterapia, Medicina antroposófica, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia e Imposição de mãos.