Empreendedorismo

Ter uma franquia de confeitaria é lucrativo?

Quem não gosta de doces, tortas, bolos e chocolates? É uma tentação que está presente na vida dos brasileiros. Este é o principal fator que o empreendedor deve considerar ao pensar em abrir uma franquia de confeitaria. Por isso que, hoje, nós vamos dizer se ter uma franquia de confeitaria é lucrativo, além de informar mais sobre esse nicho de negócio.

Franquia de confeitaria — Reprodução Canva

Como é o funcionamento de uma franquia de confeitaria?

Investir em uma franquia de confeitaria envolve uma variedade de nichos e produtos. 

Em algumas franquias, a franqueadora realiza todo o processo de produção, e o franqueado somente comercializa os produtos. Neste caso, o papel do de quem assume a unidade é mais simplificado, com processos mais fáceis e cozinhas mais enxutas. Assim, há necessidade de poucos colaboradores: um para o caixa e alguns para atendimento ao cliente.

Em outras franquias, o processo produtivo é realizado pelo franqueado, o que exige uma estrutura mais complexa, com mais funcionários, para realizar as atividades. 

Independente de realizar ou não o processo produtivo na unidade, o franqueado pode produzir: bolos, doces, salgados, pudins, cookies, tortas, entre tantos outros.

Além disso, é possível optar em oferecer delivery, ou produção por encomendas, no caso de necessidade de produções maiores do que aquelas que são feitas para o dia a dia da confeitaria.

Ter uma franquia de confeitaria é lucrativo?

Para abrir uma franquia de confeitaria não é necessário abrir a “Fantástica Fábrica de Chocolates”. 

Assim, existem modelos de franquias que podem ser mais simples, como no caso do delivery, ou fabricação por encomenda, ou modelos de lojas, em que além de uma confeitaria, você pode oferecer bebidas e cafés para acompanhar a degustação dos doces e salgados.

Independente do modelo de negócio que você pretende abrir a sua confeitaria, considere a sua capacidade de investimento inicial e saiba que é um bom investimento.

Outra questão a se considerar é o alto faturamento de uma franquia de confeitaria, que agrada a crianças e adultos. Sim, os adultos também gostam de um doce depois do almoço ou durante o dia com um café acompanhando. 

No mercado de confeitaria, o faturamento pode atingir valores entre R$ 30 mil e R$ 100 mil mensais. Tudo varia pelo fato de que depende muito do modelo de negócio que será investido.

Quais são as vantagens de se abrir uma franquia de confeitaria?

Quando se fala em franquia de confeitaria, logo vem à mente todas as vantagens de se abrir uma franquia que são, entre outras:

  • Possui atratividade nos mais variados perfis de empreendedores;
  • É possível contar com uma marca estruturada, além de padronização de processos operacionais;
  • Tem uma maneira de implantação já planejada pela franqueadora;
  • Possui um Plano de Negócios que facilita a organização e já está testado em outras unidades. Além disso, possibilita ao empreendedor ter uma ideia dos custos de investimento, bem como os resultados esperados;
  • Pela marca já ser conhecida no mercado, se sabe da qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos;
  • Poder contar com o suporte da franqueadora em todo o processo de inauguração e operacional;
  • Receber treinamentos e capacitações que irão proporcionar o conhecimento dos processos e das operações da empresa;
  • Receber direcionamentos sobre as estratégias de marketing a realizar na unidade.

Como se comporta o setor de alimentação? Ou seja, em que segmento estão as confeitarias?

O segmento de confeitarias está incluído no setor de alimentação, que é considerado um dos maiores setores de franquias e que possui o maior faturamento.

O alto faturamento se justifica pelos seguintes motivos:

  • O setor de alimentação oferece produtos de 1ª necessidade;
  • Possuir uma grande variedade de nichos no mesmo mercado consumidor, como pizzarias, fast food, sorvetes, comidas saudáveis, bebidas, churrascarias, confeitarias, padarias, entre tantos outros segmentos;
  • Possuem diferentes modelos de negócios para a escolha dos empreendedores;
  • Oferta de uma variedade de canais de atendimento, como presencialmente, delivery, entre outros.

Então, investir em uma franquia de confeitaria é lucrativo, sim! Tem espaço para todos os que quiserem e tem vontade e dedicação para o negócio.

Além disso, é preciso ter em mente que você irá trabalhar com guloseimas que estão no gosto do público. Seja sozinho ou com um bom café, um doce sempre vai bem!

Por fim, invista e não se arrependerá, pois a lucratividade é grande e, claro, o cheirinho que vai ficar pelo ambiente será sempre muito bom!

Esperamos que o post de hoje possa ter lhe ajudado a esclarecer todas as dúvidas sobre o setor de franquia de confeitaria. Assim, certamente será uma área muito interessante e até divertida de se trabalhar!