Ter uma boa apresentação pessoal em uma entrevista de emprego pode fazer toda a diferença nos seus resultados. Afinal, querendo ou não, a primeira impressão pode fazer toda a diferença nesses momentos. Por isso, reunimos algumas dicas que podem lhe ajudar a atingir esse objetivo de construir uma postura mais positiva na hora de falar de si mesmo. Confira lendo este texto até o fim.
Para ter uma boa apresentação pessoal é necessário colocar em prática algumas ações que potencializem os seus pontos fortes e deixem em evidência aquilo que você tem para oferecer à nova empresa. Por isso, uma postura de interesse genuíno em crescer e fazer a empresa se desenvolver pode ajudar na hora de criar uma boa apresentação.
Além disso, outras medidas também podem ser úteis, como por exemplo:
Verifique, antes de qualquer coisa, quais são as habilidades exigidas pela vaga que você deseja ganhar. Assim você poderá fazer um verdadeiro comparativo, analisando quais dessas habilidades você já tem desenvolvidas e quais delas você pode começar a desenvolver.
Assim, na hora de se apresentar você pode falar de duas habilidades que têm tudo a ver com a vaga, ao mesmo tempo em que também fala sobre uma daquelas que está em desenvolvimento a partir de hoje.
Além de saber apontar as suas habilidades para ter uma boa apresentação pessoal, lembre-se de também apresentar resultados que foram atingidos graças a esses conhecimentos e competências que você já possui.
Você não precisa dar mil detalhes do que fez, pois isso ocuparia muito tempo da entrevista, mas é possível listar alguns resultados que foram atingidos graças às habilidades citadas – bem como a maneira pela qual você conseguiu atingir, para trazer mais credibilidade.
Outro ponto que pode lhe ajudar a ter uma boa apresentação pessoal é apostando em uma verdadeira “mini lista” com a descrição dos trabalhos importantes e significativos da sua carreira.
Qual empresa marcou a sua jornada? Quais trabalhos trouxeram experiências e conhecimentos valiosos que moldaram o seu perfil profissional? Pense sobre isso e destaque o que for coerente.
Considere falar sobre os seus planos para o futuro, especialmente se você souber que há a possibilidade de crescer dentro da própria empresa.
Isso demonstrará uma postura ativa, focada em crescimento e desenvolvimento, que poderá fazer a diferença na equipe de trabalho que já existe.
Jamais tenha medo de falar das suas qualidades na hora de ter uma boa apresentação pessoal. Afinal, você lutou para ser quem é, portanto, nada mais justo do que conhecer os seus pontos fortes e usá-los ao seu favor, concorda?
Pense sobre isso e encare a situação com mais profissionalismo. Você não estará sendo arrogante ao dizer que possui uma alta capacidade de gestão de tempo… Você estará apenas sendo sincero e mostrará que, ao longo da sua carreira, estudou e batalhou muito para ser quem é. 😉