Tenha Assertividade na Entrevista de Emprego

Não fique aquém do seu potencial em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode gerar estresse e ansiedade no candidato. Uma vez que muitas pessoas ficam ansiosas apenas pela informação de que serão avaliadas.

No entanto, algumas estratégias podem direcionar a ação, o comportamento e aumentar a sua assertividade dentro de um processo seletivo. Todavia, é importante que adapte as dicas abaixo para que sejam resolutivas e permitam que você melhore seus pontos fortes. Dessa maneira, essa adaptação permite  que não fique aquém de seu potencial de mercado.

 O que devo vestir?

A roupa social fez parte da entrevista de emprego como traje mandatório por muito tempo. Todavia, na atualidade, é importante analisar a cultura da empresa para que você verifique a maneira certa de se vestir.

Sendo assim, consulte dentro do site da empresa a sua história, bem como, sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderá entender o que é um valor para a empresa e se direcionar de forma natural.

Analise a cultura da empresa para se adequar de forma natural 

No entanto, como via de regra geral, verifique o tipo da empresa, pois se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma empresa tradicionalista, geralmente a vestimenta deve ser uma roupa social.

Todavia, se a sua entrevista ocorrer em uma Startup, você poderá ir com uma roupa casual. Dessa forma, estará se adequando a cultura da empresa de uma maneira natural.

A sua postura corporal

 É importante que você tenha uma postura corporal positiva de forma geral. Por isso, mantenha contato visual com os entrevistadores. Bem como, tenha um aperto de mão bem firme.

Além disso, evite cruzar braços e pernas ou gesticular excessivamente, pois são esses pequenos pontos que demonstram ansiedade em um candidato.

Tenha assertividade nas respostas

Respostas assertivas são fundamentais em uma entrevista de emprego. Todavia, a assertividade ocorre de forma mais natural em pessoas que conhecem seus pontos a melhorar e seus pontos fortes.

Analise seus pontos fortes e fracos para ser assertivo na entrevista de emprego

No entanto, essa análise pode ser feita de uma forma simples. Verifique em seu próprio currículo a sua trajetória profissional e análise dentro de cada empresa o que de fato você aprendeu e o que deve ser melhorado.

Pois, ao realizar essa análise, fica mais fácil direcionar suas respostas de uma maneira assertiva. Dessa forma, poderá se sentir mais seguro e aumentar as chances de sucesso em uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.