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Tem como cancelar o PIX? Veja o que fazer ao enviar por engano

Sem dúvidas, o PIX transformou a forma como as pessoas têm feito as mais diversas transferências no dia a dia. Agora, tornou-se muito mais simples fazer transferências a qualquer hora do dia, e em qualquer dia da semana.

Porém, a facilidade também tem trazido alguns impasses: há pessoas que, no momento da transferência, preenchem o destinatário com dados errôneos. Nesses casos, acabam fazendo a transferência para alguém que não devia e tentam, de todas as formas, cancelar o processo.

No entanto, a dúvida que fica é: será que é possível cancelarmos um PIX que foi enviado erroneamente? É sobre isso que discutimos neste texto. Acompanhe.

Tem como cancelar o PIX?

Infelizmente, ainda não existe um método específico para cancelar um PIX que foi enviado por engano. Isso quer dizer que se você fez uma transferência equivocada, não há nenhum botão ou comando, no aplicativo do banco, que seja capaz de reverter a situação.

A única coisa que existe é o “reembolso do PIX”, em alguns app de banco, como no caso do Nubank. Porém, quem pode fazer o reembolso não é quem enviou, mas, sim, quem recebeu o valor.

Dito de outro modo, se uma pessoa recebe um PIX errado, ela pode clicar na opção “Fazer o reembolso” para que quem a enviou o dinheiro, receba ele de volta. Porém, quem enviou não pode, simplesmente, solicitar que o pagamento seja desfeito.

Ainda temos que considerar apenas a boa-fé da pessoa que recebe. Isto é, devemos ter esperanças de que aquele que recebeu o dinheiro por engano irá fazer o reembolso para aquele que enviou.

Caso isso não aconteça imediatamente, podemos considerar algumas medidas, inclusive levando em conta a possibilidade de fazer um Boletim de Ocorrência, como veremos no tópico a seguir.

Tem como cancelar o PIX? Foto: Canva.

O que fazer ao enviar PIX para a pessoa errada?

Fazer um PIX errado pode ser desesperador, especialmente no caso de valores mais elevados. Porém, algumas ações podem ser tomadas nesse momento para tentar reverter a situação.

A primeira delas é contar com a boa-fé da pessoa que recebeu. Portanto, como você poderá ter acesso ao nome de quem recebeu o dinheiro que você enviou, tente encontrá-la para tentar entrar em contato e solicitar o dinheiro de volta. Em alguns casos, a pessoa pode devolver o dinheiro imediatamente, sem que você entre em contato. Porém, se isso não aconteceu, procure contatar a pessoa.

Caso ela não queira devolver o dinheiro que você enviou, entre em contato com o seu banco. Relate a situação para que eles possam ajudá-lo a ir adiante na solicitação de reembolso.

Por fim, se nenhuma dessas ações surtirem efeito, o último recurso pode ser ir atrás da Justiça. No caso, é necessário fazer um Boletim de Ocorrência e, em seguida, aguardar a decisão do juiz com relação à sua situação. Isso porque o juiz deverá avaliar o que aconteceu para, então, tomar uma ação que seja pertinente para o seu caso.

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a lidar com esse problema que, sabemos, é uma grande dor de cabeça para muitos!