Enem e Vestibular

Telhado verde: Tópicos importantes para estudar

O telhado verde vem ganhando cada vez mais espaço em casas e prédios com plantas e árvores, assim como trata-se de uma opção sustentável. 

O conceito de telhado verde prevê a aplicação de uma camada impermeável sobre a cobertura da residência e posteriormente cobre ela com terra e plantas. 

Dessa maneira, trata-se de uma forma de amenizar a poluição ambiental, além de contribuir para o isolamento térmico e acústico da casa. 

Afinal, ruídos são diminuídos, assim como a temperatura nos cômodos, tal qual tem-se o aumento da umidade relativa do ar, além de dar um toque decorativo ao local. 

Além disso, o telhado verde pode servir para captar água da chuva. As plantas e a terra viram filtros e por meio do sistema de armazenamento a água poderá ser usada no banheiro, limpeza das áreas externas, regar as plantas, entre outras funções. 

Desse modo, o telhado verde tornou-se uma opção sustentável que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida no planeta. 

Trata-se de um tema atual e por isso poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem. Por isso, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Telhado verde: Vantagens e desvantagens

O telhado verde é uma técnica utilizada na arquitetura visando a plantação de plantas e árvores nas coberturas de casas e prédios. 

Ele vem ganhando espaço em diversos locais do mundo e por ser uma prática sustentável poderá aparecer em questões de provas futuras. 

Por isso, selecionamos as principais vantagens e desvantagens da sua aplicação, veja!

Vantagens

  • Oferece a criação de áreas verdes, sobretudo em locais de grande urbanização, como por exemplo a cidade de São Paulo.
  • Contribui para a diminuição da poluição ambiental.
  • Proporciona o conforto térmico e acústico ao ambiente que recebe o telhado verde
  • Aumenta a umidade relativa do ar nos locais próximos ao telhado verde
  • Contribui para melhoria estética do local através do paisagismo

Desvantagens

O custo para implantação do sistema, assim como sua manutenção são a principal desvantagem. 

Além disso, caso o sistema não seja aplicado da maneira correta, poderá implicar no surgimento de infiltrações de água e umidade dentro da residência. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre telhado verde?

Não deixe de ler também – Geografia: Entenda o Crescente Fértil