Dicas - Concursos Públicos

Tecnólogo pode concorrer a cargos de nível superior em concursos públicos?

O curso de tecnólogo é uma modalidade de graduação de nível superior oferecido em diversas faculdades e universidades, seja em formato presencial ou a distância. Tem se destacado nos últimos anos devido ao modelo mais compacto que os cursos de graduação tradicionais, com duração média de 2 a 3 anos, que se concentra em uma área mais específica do conhecimento e é focado nas necessidades do mercado de trabalho.

Mas na hora de concorrer a uma vaga para os concursos, muitos concurseiros ainda se perguntam: “É possível um tecnólogo concorrer a cargos de nível superior em concursos públicos?”

A resposta é simples:

O diploma de tecnólogo reconhecido pelo MEC comprova a formação de nível superior e é válido em todo o território nacional, assim como acontece com os demais cursos de licenciatura e bacharelado. Logo, caso a exigência seja apenas de “nível superior” e/ou “graduação de nível superior”, os tecnólogos estão aptos a prestar o concurso. Contudo, em caso de solicitação específica de “nível superior com formação em licenciatura e/ou bacharelado”, os tecnólogos ficarão impedidos de concorrer a vaga.

Assim, é necessária muita atenção na leitura do edital! O fator determinante serão as especificações de cada edital no qual estarão discriminados os títulos exigidos. Por exemplo, o concurso da PRF, Polícia Federal ou da Receita Federal do Brasil exigem apenas nível superior, assim, quem possui diploma de tecnólogo poderá concorrer e ocupar o cargo.

Agora que a dúvida já foi esclarecida é só se dedicar e ocupar a tão sonhada vaga! Vamos lá!

Fonte: Portal do MEC