O primeiro console voltado para jogos em nuvem foi anunciado por duas grandes empresas: a Logitech e a Microsoft; o dispositivo Logitech G Cloud será vendido com Xbox Cloud Gaming pré-instalado.
Sendo assim, o Logitech G Cloud precisa do GeForce Now previamente instalado para processar jogos online através da nuvem. Contudo, é importante destacar que será possível que o usuário instale outros serviços de jogos pelo Google Play Store.
Além disso, o Logitech G Cloud também suporta Remote Play, sendo assim, é possível rodar os seus jogos em Xbox One ou Xbox Series XS, utilizando a conexão com a internet para que o usuário possa jogar em qualquer lugar de sua residência, desde que a tecnologia da sua conectividade comporte esses tipos de jogos.
O dispositivo Logitech G Cloud possui uma tela tela de 7” de resolução FullHD (1080p). Além disso, outro ponto atrativo da inovação tecnológica é que a bateria pode durar até 12 horas. O dispositivo já se encontra em pré-venda nos Estados Unidos, com o lançamento previsto para 17 de outubro. Os clientes que fizerem uma reserva no site oficial, ganham um desconto de US$ 50.
Dentro do mercado de games, os consoles portáteis são muito atrativos, já que permitem que o jogador utilize diversos recursos, sendo mais fácil para transportar, ao passo que a maioria das marcas possuem aparelhos com autonomia interessante quanto a duração da bateria.
Por isso, o console da Microsoft e da Logitech tende a ser um grande sucesso na tecnologia gamer, já que é um avanço da criação de games portáteis, considerando a facilidade e a preferência dos usuários por esse modelos de aparelho para jogos.
É importante ressaltar que para a melhor funcionalidade da novidade voltada para os gamers, a conexão da internet deve ser otimizada, por isso a tendência é que esse tipo de inovação tecnológica funcione melhor em locais nos quais a internet 5G já está funcionando.
Há muitas opções de consoles portáteis, no entanto, a novidade se refere ao sistema dentro da tecnologia Cloud, o que é interessante para o usuário, já que outras empresas deverão se atualizar no mercado, criando uma concorrência que beneficia o usuário final em qualidade e preço.