A tecnologia é um fator implícito no mercado atual e na sociedade de forma geral. Visto que diversos fatores tecnológicos modificam de forma constante o fluxo de compra, os nichos de mercado e a usabilidade dos produtos e serviços na rotina das pessoas.
A inovação pode se dar por diversas vertentes; a tecnologia dos aplicativos, por exemplo, trouxe diversas opções de serviços delivery e funcionalidades bancárias que estão completamente adaptadas à rotina da maior parte das pessoas. Por isso, a tecnologia é um fator que ocorre muitas vezes de maneira intangível. Porém, o seu impacto é sentido diretamente nas empresas e no ambiente por diversos aspectos.
As empresas que não se adaptam à tecnologia tendem à obsolescência, considerando que é necessário inovar e entender o que o mercado entrega para que a empresa possa administrar seus fluxos.
Além disso, os fatores tecnológicos estão diretamente ligados ao fluxo de oferta e demanda. Por isso, uma empresa que não se atualiza quanto à tecnologia, não consegue entregar ao cliente a sua necessidade atendida. Sendo assim, é fundamental que a empresa se atualize através das estratégias de gestão, considerando as tendências do mercado.
Quando houve o surgimento dos aplicativos, por exemplo, muitas empresas negligenciaram essa necessidade. Entretanto, uma marca no mercado atual que não disponibiliza um aplicativo para o seu cliente, não conquista novos clientes e não fideliza os antigos, ficando aquém do seu potencial de mercado. Sendo esse um exemplo de como a tecnologia se torna uma necessidade em pouco tempo na dinâmica atual.
Outro exemplo de como os fatores tecnológicos implicam diretamente nos resultados de uma empresa, é o sistema integrado omnichannel. Visto que essa tecnologia de gestão amplia os canais da empresa e quebra barreiras importantes entre os canais de venda e na comunicação interna e externa.
Por isso, o omnichannel é uma ferramenta inerente à uma atuação no varejo. Sendo assim, uma empresa que não se atualiza e não implementa nenhum tipo de sistema com a tecnologia omnichannel, tende à obsolescência.
Visto que essa é uma funcionalidade completamente adaptada para a necessidade do cliente atual, sendo esse um investimento em tecnologia e uma maneira de direcionar a marca no mercado; considerando o fluxo intangível de melhorias complexas que ocorrem na era digital.