O mercado digital muda forma intangível e rápida, sendo assim, essas mudanças impactam nas empresas de diversas formas, desde o funcionamento do sistema até a necessidade do cliente.
Sendo assim, por mais que uma empresa atue estrategicamente e faça mapeamento sobre as necessidades do cliente em potencial, é importante que a gestão da empresa tenha clareza sobre as suas objetividades no mercado. Haja vista que inovações tecnológicas podem surgir e aumentar a concorrência dentro do seu nicho de atuação.
Por isso, as tecnologias são fontes de oportunidades para as empresas. Já que através das mudanças tecnológicas a empresa se ampara e se molda, entregando a melhorias aos clientes.
Sendo assim, os fatores tecnológicos alteram as funcionalidades e os ambientes de trabalho, trazendo novas formas de atuação, novas maneiras de hierarquia e novas culturas.
Por isso, a tecnologia gera uma mudança, ainda que imperceptível, mas que cria um tipo intangível de reação e causa entre o público e as empresas. Sendo assim, a gestão da empresa deve considerar a tecnologia como um fator muito importante, deste modo, é importante que a empresa direcione as ações.
Por exemplo, há pouco tempo o armazenamento em nuvem era uma novidade, hoje em dia praticamente todos os sistemas estão armazenados no sistema cloud. Ou seja, o que surge como uma inovação e possibilidade, em pouquíssimo tempo se torna uma obrigatoriedade. Dessa forma, se a empresa não se adaptar a essa tecnologia, se torna obsoleta.
Por isso, uma empresa flexível e adaptável possui uma chance de se manter nesse mercado, sendo assim, os fatores tecnológicos são oportunidades de inovação. No entanto, é preciso acompanhar a tecnologia para manter a sua empresa competitiva no mercado atual.