Empreendedorismo

Técnicas de Negociação – Colaboração Assertiva

As técnicas de negociação são variáveis de acordo com as partes envolvidas. Entretanto, há um consenso sobre a base de uma negociação, e é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Técnicas de Negociação

Negociar é uma habilidade aprendida e melhorada. Sendo assim, alem dos pilares de uma negociação assertiva, é necessário que o empreendedor conheça as técnicas para essa negociação.

Conforme os pilares: Conhecimento, tempo e poder, negociar requer um aprofundamento sobre a negociação para ter uma base argumentativa.

Sendo assim, as técnicas de negociação envolvem fatores intangíveis e inatos, bem como conhecimentos e habilidades trabalhadas.

Os pilares da negociação estão disponíveis no livro de Herb Cohen em seu livro “Você pode negociar qualquer coisa”, há uma versão em português, mas está indisponível. Sendo possível encontrar o livro em inglês.

Planejamento do Processo

Os planejamentos são a base de tudo dentro de uma atividade empresarial. Sendo assim, planeje a condução da negociação. Ao passo que as análises devem ser organizadas, para que possa argumentar e responder perguntas, principalmente objeções.

Analise os benefícios do que está disponível para a negociação. Bem como informações técnicas e prazo de garantia, tudo o que envolve o processo.

Se for você quem está contratando um serviço por exemplo, analise os pontos que podem enfraquecer a argumentação da outra parte, assim pode conseguir flexibilizar o valor.

Negociação Colaborativa

Esse tipo de negociação é uma forma de flexibilizar, porém sem sair perdendo., uma vez que pode ser vital para uma parceria de longo prazo, por exemplo.

Certamente é um consenso dentro de uma negociação que o ideal é que a oferta e a demanda sejam atendidas, de forma que ninguém perca.

No entanto, uma negociação assertiva também pede por alguma flexibilidade. Pode ser um prazo, um desconto, parcelamento ou até mesmo um pacote. Sendo assim, ninguém perde dentro de uma negociação colaborativa.

Assertividade

Uma negociação assertiva diz respeito a respeitar a inteligência da outra parte, ao ponto de se dedicar a argumentações sólidas. Sendo assim, não faz parte de uma negociação técnica blefes e imposições.

Certamente desburocratizar as negociações de forma flexível e colaborativa é melhor maneira de fazer novos negócios.

A assertividade consiste no conhecimento, empatia e argumentação.