Finanças

Técnica da LISTA DE DESEJOS para compras: Aprenda a poupar dessa forma

Você já ouviu falar na técnica da lista de desejos para compras? Essa técnica pode te ajudar a evitar compras impulsivas que, às vezes, parecem fazer muito sentido, mas, com o passar do tempo, fica claro que não havia necessidade de tal gasto.

Neste texto, vamos te explicar, com detalhes, como você pode usufruir dos benefícios da técnica da lista de desejos para compras. Confira!

O que é a técnica da lista de desejos para compras?

A técnica da lista de desejos para compras é bem simples, mas requer dedicação e paciência.

Consiste em você anotar, em uma lista de desejos, tudo o que você deseja comprar no HOJE. Por exemplo, uma roupa nova, um sapato, um eletrônico, etc.

Depois de anotar, é preciso deixar a lista guardada por um tempo, sem que aquela compra seja feita. Esse é o tempo de maturação para que possamos realmente avaliar, mais tarde, se queremos de verdade aquele produto, ou se era apenas um hype passageiro, por conta de algum lançamento ou por estarmos sendo bombardeados por anúncios, por exemplo.

O tempo de “maturação” pode ser estipulado por você mesmo. Pode ser de dois dias, uma semana, um mês, enfim! Você precisa avaliar o que pode funcionar melhor no seu caso.

Assim que os dias passarem, você volta à sua lista de desejos e avalia:

  • Eu ainda estou precisando disso?
  • Eu realmente quero comprar isso?
  • Por qual motivo quero comprar? Necessidade, estética, pressão social?
  • O quanto essa compra faz sentido e não irá abalar minha vida financeira?
  • Se eu fizer essa compra, terei que abrir mão de outros desejos da lista? Quais?
  • Qual a prioridade de cada um desses desejos?
  • Consigo riscar um desses desejos por não fazer mais sentido?

Você também pode adaptar os questionamentos acima, a fim de gerar uma reflexão mais alinhada à sua realidade e que contribua com a sua organização financeira.

Conheça a técnica da lista de desejos para compras. Foto: Canva.

A técnica da lista de desejos para compras funciona?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, afinal, o relacionamento que cada pessoa tem com o próprio dinheiro é único.

Isso significa que a técnica da lista de desejos para compras pode funcionar muito bem para uma pessoa, mas, talvez não tão bem para outra.

Por isso, é muito importante refletir se você acredita que esse tipo de técnica pode contribuir na hora de evitar compras por impulso e acabar poupando mais.

Afinal de contas, o ato de colocar a técnica da lista de desejos para compras não trará prejuízos para você. Pelo contrário: pode te ajudar a evitar comprinhas que, mais tarde, acabariam no fundo de uma gaveta e não teriam um valor agregado em sua vida.

Portanto, considere a possibilidade de fazer um teste, avaliando se esse tipo de técnica condiz com o seu estilo de consumo diário. Vá anotando o quanto você consegue poupar ao aderir a esse estilo e compras e veja como os resultados podem ser incríveis!