Nesta quarta-feira, 02 de agosto, o TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) publicou edital de novo concurso público. De acordo com o documento, então, são 23 vagas imediatas para cargos de nível superior.
Além disso, o novo certame também contará com formação de cadastro de reservas. Isto é, de forma que o Tribunal de Contas poderá convocar candidatos que se aprovarem durante todos o período de vigência do edital, de acordo com sua necessidade.
As inscrições, contudo, apenas começam em 20 de setembro e vão até o dia 10 de outubro. Portanto, os candidatos terão um bom tempo para se preparar!
Veja também: Petrobras irá convocar mais de 2.000 aprovados em concurso
Confira, abaixo, como será o novo concurso do TJDF.
De acordo com o edital do TCDF, serão 23 vagas para cargos de nível superior, quais sejam:
Todos os cargos exigem diploma de graduação em qualquer área de formação.
Assim, o cargo de Analista terá uma remuneração de R$ 11.833,14 e os cargos de Auditor terão direito a um salário de R$ 20.174,76.
No que diz respeito às atribuições dos cargos, cada um terá a responsabilidade de:
O concurso público do TCDF contará com as fases de:
Desse modo, a aplicação será no dia 19 de novembro de 2023. A prova objetiva será no turno da manhã, com 4 horas de duração e a prova discursiva no turno da tarde, também com 4 horas de duração.
Assim, para todos os cargos, a prova objetiva se divide em:
O exame, portanto, consiste em itens que o candidato deverá classificar como CERTO ou ERRADO.
Dessa forma, haverá a reprovação nas provas objetivas e, assim, sua eliminação do concurso público aquele que obtiver nota inferior de cada bloco, ou do total, em relação ao cálculo que o edital determina.
Aqueles que se classificarem nesta primeira prova terão suas provas discursivas corrigidas.
Nesse sentido, a prova discursiva para Analista Administrativo de Controle Externo consistirá em:
No entanto, para os cargos de Auditor do TCDF, a prova discursiva consistirá em:
Assim, a avaliação da prova discursiva considerará o domínio do conteúdo, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. Além disso, o edital indica que o candidato deverá responder à prova com coerência e coesão.
Aqueles que desejarem concorrer às vagas do TCDF deverão se inscrever entre os dias 20 de setembro e 10 de outubro.
Assim, é necessário acessar o site da banca examinadora, ou seja, do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Na página do certame, então, o candidato poderá conferir o edital, lendo todo o documento a fim de entender as regras da seleção e critérios de cada cargo.
Dentro do prazo correto, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição com todas as suas informações. Por fim, é necessário pagar a taxa de inscrição até 13 de outubro.
O valor da taxa é de:
Veja também: UFAM abre inscrições de concurso em 10/08
No entanto, é possível solicitar a isenção deste valor para os seguintes casos:
Assim, aquele que se encaixar em uma destas situações deverá enviar os documentos comprovantes entre 23 e 30 de agosto. Isto é, antes mesmo do prazo de inscrição se iniciar.
Os candidatos que desejam trabalhar no TCDF devem conhecer mais o órgão.
Nesse sentido, sua instalação ocorreu em 15 de setembro de 1960, quando o presidente era Juscelino Kubitscheck.
Atualmente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal tem como objetivo manter e preservar o patrimônio do DF. Para tanto, então, o órgão busca garantir que a aplicação do dinheiro público seja efetiva, regular e legal.
Desse modo, o TCDF tem algumas atribuições como, por exemplo:
Veja também: Dataprev publica edital de concurso
Portanto, os que se aprovarem trabalharão com estas responsabilidades.