Direitos do Trabalhador

TÁ NA CONTA: INSS inicia pagamentos de aposentadorias de novembro; veja quem recebe HOJE (25/11)

Não é mais preciso esperar. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia exatamente nessa segunda-feira (25) o pagamento da folha do mês de novembro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários.

Assim como aconteceu nos meses anteriores, os créditos são liberados de maneira escalonada, sempre em dias úteis, e seguem até o próximo dia 6 de dezembro.

Em todos os casos, o segurado precisa se basear no final do cartão do benefício  para saber quando vai receber o saldo em sua conta. Trata-se do último número do cartão sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Os calendários

É importante notar que os pagamentos do INSS são divididos em dois calendários diferentes. Um deles é voltado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional de R$ 1.412, e o outro é voltado para os segurados que recebem qualquer valor acima desse patamar. 

Para quem ganha até um salário mínimo

Final do benefício Dia do crédito
1 25/nov
2 26/nov
3 27/nov
4 28/nov
5 29/nov
6 01/dez
7 02/dez
8 03/dez
9 04/dez
0 05/dez

Para quem ganha acima do piso nacional

Final do benefício Dia do crédito
1 e 6 01/dez
2 e 7 03/dez
3 e 8 06/dez
4 e 9 07/dez
5 e 0 08/dez

O caso do Rio Grande do Sul

É importante lembrar que os segurados do Rio Grande do Sul não precisam seguir o calendário acima. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história, com fortes chuvas deixando um rastro de destruição.

Por isso, o Ministério da Previdência decidiu permitir que os beneficiários desse estado continuem a receber o pagamento no primeiro dia do calendário independente do final do cartão do benefício.

Consultando os valores do INSS

Não é necessário sair de casa para saber quanto você vai receber do INSS neste mês de outubro. De acordo com o Ministério da Previdência, esta informação pode ser indicada através do site ou app do Meu INSS. Para facilitar o processo de identificação, separamos o passo a passo abaixo:

  1. Abra o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS;
  2. Faça login na tela inicial;
  3. Clique no serviço de “Extrato de pagamento”.

Caso o segurado não tenha acesso à internet, será preciso ligar para a Central 135. Na ligação, basta informar o seu CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes e golpes. Vale lembrar que o atendimento por telefone está disponível apenas de segunda a sábado, das 7 às 22h.

Lembre-se sempre que qualquer consulta ao INSS é segura, mas você precisa se certificar de que o canal de atendimento é o oficial. Essa é uma informação importante porque criminosos estão se aproveitando do momento para tentar aplicar golpes envolvendo os repasses do INSS nesse mês de outubro. Nas redes sociais, vítimas estão se pronunciando sobre essas tentativas de fraudes.
Meu INSS está disponível para download gratuitamente. Imagem: Agência Brasil

Pente-fino

O que também segue normalmente nesse mês de setembro é o pente-fino do INSS. Trata-se de uma espécie de revisão nas contas de boa parte dos segurados do Instituto. A ideia do governo é entender quem são as pessoas que estariam burlando o sistema para receber esses saldos.

Até aqui, milhares de brasileiros já perderam o direito de receber benefícios previdenciários. Em caso de cancelamento, bloqueio ou suspensão, o cidadão terá a opção de recorrer antes de ter o banimento definitivo pelo governo federal.

Cortes de gastos

Existe uma expectativa para que o governo federal apresente a qualquer momento um novo pacote de corte de gastos. É possível que dentro desse documento também exista uma  indicação de novos cortes para o sistema do INSS. 

Contudo, é preciso esperar para entender o que realmente vai acontecer. De acordo com informações de bastidores, o governo deverá apresentar esse novo pacote de corte de gastos entre essa segunda-feira (25) e a próxima terça-feira (26).