O Banco Central do Brasil (BCB) liberou o acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR), no início de março, por isso, já é possível saber se você possui “dinheiro esquecido” no banco.
Segundo informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a consulta e o resgate podem ser feitos diretamente pelo Sistema de Valores a Receber (SVR). Segundo informações oficiais, no dia 7 de março, quando houve a liberação do sistema para consulta, cerca de 300 mil pessoas acessaram o sistema simultaneamente.
O Banco Central do Brasil (BCB), explica que qualquer pessoa pode realizar a consulta através do CNPJ da sua empresa ou do seu CPF. Sendo assim, é necessário informar o número do seu CPF e a data de nascimento. Para consultar os valores a receber da sua empresa, deve informar o número do CNPJ e a data de abertura do negócio.
A implementação que o Banco Central do Brasil (BCB), fez no Sistema de Valores a Receber (SVR), se refere à possibilidade de consultar valores referentes às pessoas falecidas, desde que seja um representante legal, herdeiro, inventariante ou testamentário.
Assim sendo, para realizar a consulta, acesso ao site oficial: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. Por conseguinte, selecione a opção “sistema de valores a receber”, informe o número do seu CPF e a data de nascimento, ou o CNPJ e data de abertura da empresa. Após informar os dados, selecione a opção “consultar”.
Caso não haja nenhum valor esquecido em bancos para o seu CPF ou CNPJ, você receberá uma mensagem informativa. Do mesmo modo, em caso positivo, será informado de que o CPF pesquisado tem valores a receber, assim como pode ocorrer com o CNPJ.
Em caso positivo de valores a receber, é necessário realizar o login na sua conta Gov para verificar em quais instituições financeiras possui valores para solicitar o resgate. Assim sendo, o resgate do valor esquecido nos bancos deve ser feito pela opção “solicitar por aqui”, por conseguinte, deve selecionar uma chave Pix.
É necessário preencher o seu endereço de e-mail e telefone e concordar com as informações. Assim sendo, basta selecionar a opção “enviar”. O Banco Central do Brasil (BCB), informa que é necessário aguardar até 12 dias para receber o valor.
Caso tenha dúvidas, entre em contato diretamente com o atendimento do Banco Central do Brasil (BCB), e desconfie de contatos que informem que você possui algum valor a receber, pois, somente o portador do CPF ou do CNPJ pode fazer esse acesso. Sendo assim, tenha cuidado com golpes.