Dia 16 de outubro. Essa é a data limite para que brasileiros de todo o país consigam reaver a quantia no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC). Quem não recuperar o dinheiro até essa data, certamente terá dificuldades para recuperar depois, já que a intenção do governo federal é enviar o saldo para os cofres públicos.
Para realizar a retirada desse valor, o cidadão vai precisar entrar no site oficial do SVR e solicitar o montante, caso exista algum dinheiro disponível em seu nome. Mas é preciso entender uma regra específica para não se complicar.
De acordo com as informações do Banco Central, o cidadão que deseja retirar a quantia do sistema do SVR precisa ter uma conta no sistema gov.br que seja nível prata ou ouro.
O sistema gov.br é dividido em três etapas: contas bronze, prata e ouro. O que define cada uma dessas etapas é justamente o grau de segurança da sua conta. Em regra geral, quanto mais seguro for o seu perfil, maior será a sua classificação.
Perfis mais seguros, por exemplo, possuem uma conta ouro. Perfis menos seguros, por outro lado, possuem uma conta bronze.
No seu primeiro acesso no sistema, você vai começar sendo uma conta bronze. Portanto, será preciso realizar alguns procedimentos para subir de nível e só depois realizar a solicitação do dinheiro.
A boa notícia é que você não vai precisar sair de casa para conseguir subir de nível. Abaixo você pode ver algumas dicas para conseguir realizar esse procedimento de maneira correta e segura.
Como elevar seu nível para prata (suficiente para usar o SVR)
Como elevar seu nível para ouro (recomendável para uma série de outras atividades do sistema gov.br)
Com a decisão do congresso nacional, é natural que muita gente comece a procurar agora o SVR para tentar recuperar o seu dinheiro. E é justamente neste contexto de alta procura que criminosos tentam aplicar golpes em vítimas.
Diante desse cenário, o Banco Central afirma que a principal dica para não cair em golpes envolvendo o Sistema de Valores a Receber é não clicar em links suspeitos que são normalmente enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou mesmo Telegram.
A instituição frisa que não envia links, e nem entra em contato com nenhuma pessoa para tratar sobre os valores a receber. Em todos os casos, é o próprio cidadão quem tem que procurar essa informação, e sacar os seus valores.