Uma nova remessa da Carteira de Identidade Nacional (CIN) atualizada será liberada no estado de São Paulo neste mês de janeiro. É importante salientar que, após as mudanças, o RG de todos os brasileiros contará apenas com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
De acordo com informações oficiais, além de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso e Distrito Federal também devem emitir o novo RG neste mês. A saber, a CIN já é válida, desde de 2022, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Acre e Paraná.
É importante destacar que, até março de 2023, todas as secretarias e instituições de identificação do país deverão emitir a nova identidade.
Além do intuito de unificar o RG em todo o país, a finalidade do Governo foi diminuir as chances de fraudes no país. Dessa forma, algumas mudanças foram implementadas, como a autenticação via QR Code, facilitando a identificação do cidadão.
Estre as principais mudanças da CIN são:
Além das mudanças no formato, o prazo de validade do RG também foi modificado, ficando da seguinte forma:
A princípio, o documento será emitido apenas para os brasileiros que estiverem com as informações no CPF atualizadas de acordo com as certidões. Entretanto, vale ressaltar que nem todos os estados já estão emitindo o novo documento.
“Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no cadastro poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.
No que se refere à correção do CPF, o cidadão poderá acessar o site da Receita Federal, mediante apresentação de alguns dos seguintes documentos:
A princípio, para instalar o RG Digital, é necessário que a nova versão do documento físico seja emitida. Entretanto, como já mencionado, nem todos os estados já habilitaram a nova versão.
Para utilizar o RG Digital, o cidadão deve fazer o baixar o aplicativo do documento, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Lembrando que, ao baixar o app, o cidadão deve inserir na busca a sigla do seu estado.
Confira por onde baixar o aplicativo:
Após o download, o cidadão deve seguir o passo a passo do aplicativo e escanear QR Code, que fica no documento físico, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento.