O pente fino do Bolsa Família já está acontecendo. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), é o responsável pela verificação cadastral dos beneficiários. Neste sentido, a iniciativa vem ganhando força desde o último mês, sobretudo após a exclusão de mais de 1,4 milhões de famílias do programa social.
Segundo o ministro do MDS, Wellington Dias, o processo tem dois objetivos principais. O primeiro é um alerta. Segundo ele, o governo irá excluir quem realmente não cumpre mais as regras do Bolsa Família e o segundo é investigar um suposto crime eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aceitou novos grupos no programa por barganha de votos.
Confira mais informações sobre o pente fino a seguir.
Primordialmente, o interesse do governo é bloquear o Bolsa Família de quem não cumpre os requisitos de acesso ao programa. Assim, entram nesta categoria:
A verificação está ocorrendo de modo assertivo. Para isso, “será feito somente um bloqueio e, após a manifestação do beneficiário, haverá decisão sobre cancelar ou não o benefício”, disse Wellington Dias. No entanto, na primeira fase do pente fino o cancelamento foi feito sem mais oportunidades.
Contudo, aqueles que não receberam o benefício em março, ou que não conseguirem ter acesso aos valores neste mês, ainda têm uma chance de desbloquear o pagamento. A orientação do governo é que o representante familiar vai até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Na ocasião, será necessário apresentar os documentos pessoais de cada integrante do grupo familiar, além do comprovante de residência. Desse modo, caso a nova análise favoreça a contestação do titular, o pagamento do beneficio será novamente reestabelecido.
Entretanto, é importante deixar claro que essas pessoas têm até junho para solicitar o desbloqueio, caso contrário o Bolsa Família será definitivamente cancelado, sem chances de reversão.
Para entrar no programa, o cidadão deve ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), e corresponder aos seguintes requisitos:
Além disso, como forma de as famílias se manterem na folha de pagamentos do Bolsa Família, será preciso: