Foi aberto exatamente nessa quarta-feira (4) o novo prazo para o envio de títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como Enem dos Concursos. De acordo com as informações oficiais, o prazo se fecha já na quinta-feira (5).
Dessa vez, o envio pode ser feito pelos candidatos que foram reintegrados ao CPNU logo depois de uma decisão da Justiça. O envio dos títulos é uma etapa necessária apenas no caso dos cargos que exigem esse tipo de avaliação.
É justamente nesse processo de envio que os candidatos poderão comprovar as experiências profissionais e a titulação acadêmica. Estão inclusos nesses envios os diplomas de pós-graduação, mestrado e até mesmo doutorado, que podem ajudar a nota final dos candidatos.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a ideia é que após esse envio dos títulos, um resultado preliminar seja divulgado apenas no próximo dia 15 de janeiro.
Segundo o Ministério, o envio dos documentos precisa ser feito pela área do candidato no site da própria Cesgranrio, a banca que organizou a seleção.
É importante destacar que essa etapa é classificatória, mas não eliminatória. A única consequência desse envio é a possibilidade de um aumento de nota, o que pode trazer mais chances de os candidatos conquistarem a vaga no funcionalismo público.
O Concurso Público Nacional Unificado foi realizado pelo governo federal no último dia 18 de agosto. Na ocasião, quase 1 milhão de brasileiros saíram de suas casas para responder as perguntas e concorrer a vagas no serviço público federal.
Fato é que os cadernos de prova do Enem dos Concursos tinham várias versões, ou seja, as questões eram basicamente as mesmas para todos os candidatos, mas a ordem desses questionamentos era diferente.
Para evitar confusão na hora da correção, o governo federal exigiu que o aluno identificasse qual era o tipo da sua prova e a frase correspondente no gabarito. Assim, a banca conseguiria identificar qual era a ordem exata das respostas daquela determinada prova.
Um dia depois da realização da prova, ou seja, em 19 de agosto, o Ministério da Gestão informou que os candidatos que não haviam preenchido toda a identificação do cartão de respostas seriam sumariamente eliminados.
Com essa decisão, os candidatos excluídos acabaram nem tendo as suas notas divulgadas junto aos demais concorrentes no último dia 8 de outubro.
Depois de toda a polêmica envolvendo a batalha judicial, o MGI decidiu alterar algumas datas do cronograma do Enem dos Concursos. Abaixo, você pode conferir toda a tabela atualizada: