Beneficiários de programas sociais, inclusive do Bolsa Família, vão receber um cartão na função débito para que o benefício seja usado diretamente em estabelecimentos comerciais. A novidade foi anunciada na última terça-feira (7) pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.
O novo cartão será vinculado a uma conta poupança da Caixa. “Nós vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira e vamos garantir um melhor atendimento. Porque assim, os beneficiários não vão precisar ficar nas filas das agências esperando atendimento para saque”, explicou a presidente da estatal.
A princípio, apenas 220 mil cartões foram emitidos. Essas unidades serão distribuídas para os beneficiários do Seguro-Defeso, um auxílio destinado aos pescadores artesanais. Além deles, um outro grupo receberá a ferramenta, os povos indígenas dos estados de Roraima e Amazonas.
A presidente do banco ainda afirmou que os cartões de débito serão oferecidos para todos os beneficiários do Bolsa Família, no entanto, é preciso ter calma pois a distribuição é gradual. “Esse é um passo extremamente importante porque é uma demanda da população”, concluiu.
O mês de fevereiro é o que possui menos dias dentre os outros onze meses do calendário gregoriano. Neste ano, ele terá apenas 28 dias, incluindo os dias úteis, feriados e finais de semana. Em razão disso, programas sociais, como o Bolsa Família, terão o calendário antecipado para contemplar todos os beneficiários.
De acordo com a regra da política pública, o pagamento do benefício deve ocorrer nos últimos dez dias úteis de cada mês. A liberação dos valores é gradativa, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Neste sentido, os repasses desse mês ocorrerá entre os dias 13 a 28 de fevereiro.
Contudo, é importante ressaltar que em fevereiro os segurados do Bolsa Família contam com uma novidade. O Governo Federal retomará os pagamentos do Vale-Gás, que segundo a equipe de Lula, continuaram no valor de 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg, segundo a ANP.
Veja o calendário a seguir: