A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já divulgou a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz durante todo este mês de abril. Para alegria dos consumidores, a cobrança seguirá na bandeira verde, ou seja, sem taxas adicionais.
Para definir a bandeira tarifária do mês, a Aneel considera os níveis dos reservatórios e consequentemente o gasto para a produção de energia. A bandeira verde está em vigor desde abril do ano passado, depois de um longo período com a bandeira de escassez hídrica.
Como mencionado, neste mês de abril a bandeira verde continuará a ser aplicada por decisão da agência. Isso significa que as faturas não cobrarão taxas de nível de água dos reservatórios das hidrelétricas. Assim, os cidadãos vão pagar somente os valores referentes aos tributos e consumo.
Vale ressaltar que as bandeiras são acionadas nas faturas de energia elétrica conforme o contexto em que o país ou a região está vivenciando, além, é claro, do consumo por parte dos cidadãos. De acordo com a Aneel, as bandeiras tarifárias de dividem em:
Tarifa Social de Energia Elétrica
Algumas famílias brasileiras podem receber descontos em suas contas de luz por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Ele é destinado a população de baixa renda e concede descontos que variam de 10% a 100%, conforme o consumo mensal de cada residência. Veja como funciona:
Além disso, as famílias quilombolas ou indígenas podem conseguir os descontos a seguir:
De acordo com as regras do programa, confira quem pode receber os descontos:
Caso não seja inscrito no Cadastro Único, basta eleger um representante legal, que deve ter, no mínimo, 16 anos e ser preferencialmente do sexo feminino. Feito sito, o responsável deve se dirigir ao Centro de Referências em Assistência Social (CRAS) da região.
Na ocasião, ele deve apresentar ao menos o seu título de eleitor e CPF. No entanto, o cadastro é de todo grupo familiar, sendo assim, será necessário ter em mãos ao menos um dos documentos de cada membro da família listados abaixo: