A Saúde e a Segurança do Trabalho, conhecida como SST, é uma área muito importante para as empresas, pois garante a integridade das pessoas e possibilita melhorias contínuas. Sendo assim, é muito importante que a empresa atue de forma direcionada dentro dessa necessidade, minimizando os riscos para a empresa.
A Saúde e Segurança do Trabalho diz respeito às normas e procedimentos que as empresas devem seguir, principalmente dentro do seu segmento de atuação. Sendo assim, é necessário seguir as normas e procedimentos do sindicato da categoria, bem como, a empresa deve obedecer as NRs, que são as normas regulamentadoras que dizem respeito à sua atividade.
O órgão regulador da SST é o MTE, que é o Ministério do Trabalho e Emprego. No entanto, é por meio do DSST, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, que são feitas as políticas públicas e a elaboração das estratégias de inspeção das condições dos trabalhadores.
A empresa deve cumprir todas as exigências da lei que se referem a vários fatores, como a política da empresa, organização, planejamento, avaliações, atestados, controle de afastamentos etc. São diversos os fatores que amparam as normas de Saúde e Segurança do Trabalho.
É de extrema importância que as empresas invistam na saúde e segurança do trabalhador de forma eficiente, evitando o desenvolvimento de doenças ocupacionais, bem como, prevenindo acidentes. Além disso, a ausência de gestão quanto a SST implica em processos judiciais e na imagem da empresa.
Por isso, a segurança e a saúde laboral devem ser prioridade de uma empresa, bem como, uma responsabilidade com o capital humano e com a sociedade. Dessa forma, é importante que a empresa fiscalize as atividades externas e internas e oriente o trabalhador quanto a usabilidade correta dos EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual, que devem ser fornecidos pela empresa.