A Secretária da Educação do Estado de São Paulo, lançou uma playlist com ações formativas já realizadas, além de um novo conteúdo para auxiliar no preparo dos professores da rede de ensino pública.
Os desafios de implementação do novo modelo pedagógico realizado pelo programa Além da Escola, serviram de inspiração para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) a lançar uma playlist formativa dedicada à iniciativa.
Para ter acesso à playlist os professores deverão entrar no portal da educação do Estado de São Paulo.
O documento disponibilizado organiza os links e resumos com os principais conteúdos e ações de formação já realizadas e disponibilizadas para o desenvolvimento inicial e continuado dos profissionais.
Além disso, os educadores deverão acompanhar as turmas do Além da Escola, assim como serve para os gestores entenderem melhor quais são as novidades do projeto.
O programa Além da Escola busca alimentar a carga horária dos estudantes através do uso da tecnologia.
O material extra de estudo é formado pelo Apoio à Aprendizagem, ou seja, são desenvolvidos projetos em grupo para resolver problemas pertinentes a questões importantes da escola, assim como da comunidade expandida, conhecido como “missões” e orientações de estudos personalizadas.
Os estudantes da rede pública de ensino são separados em turmas de 8 e 12 alunos para realização das atividades propostas.
Além disso, para oferecer um suporte maior aos estudantes, através do programa Além da Escola o governo distribuiu chips com 3GB mensais de internet móvel disponíveis para os participantes.
Ademais, segundo a Resolução Seduc-52, as principais funções do professor responsável pelo monitoria ou orientação de estudos; são as seguintes:
1 – Cumprir a carga horária atribuída do projeto, por intermédio da plataforma do Centro de Mídias de São Paulo – CMSP, mediando atividades e apoiando o desenvolvimento integral dos estudantes;
2 – Acompanhar a frequência dos estudantes e orientá-los para que realizem as atividades de recuperação diariamente pelo período de 1h15 ou 1h45 diárias para as turmas do período noturno e diurno, respectivamente;
3 – Mediar e apoiar a realização dos projetos interdisciplinares;
4 – Explorar os recursos e conteúdos de plataformas educacionais digitais para sugerir caminhos de desenvolvimento a partir delas aos seus estudantes;
5 – Preencher um relatório ao fim de cada ciclo semestral do projeto, em datas a serem divulgadas posteriormente, mapeando o desempenho dos estudantes de cada um de seus grupos de acordo com critérios pré-estabelecidos para orientar a execução de iniciativas correlatas.
A implementação deste novo modelo pedagógico é um verdadeiro desafio e por isso foi criada a Playlist Formativa para auxiliar professores e professoras.
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