Categorias: Saúde e Bem Estar

Sou mãe e quero estudar: Por onde começar?

Sou mãe e quero estudar, mas por onde devo começar?

Se você tem feito esta pergunta para si mesma, saiba que não está sozinha! Todos os dias, muitas mulheres enfrentam a mesma dúvida e tentam encontrar respostas que as auxiliem na criação de uma rotina de estudos qualificada.

Por isso, neste conteúdo nós reunimos algumas sugestões que possam vir a ser úteis. Acompanhe e saiba mais!

Sou mãe e quero estudar: Por onde começar?

Antes de qualquer coisa, queremos lhe desejar os parabéns! Afinal, o fato de você dizer “sou mãe e quero estudar” mostra o quanto você é uma mulher que pensa no futuro e é determinada. Isso é algo louvável!

Agora, vamos às sugestões de hoje. Esperamos que este conteúdo possa lhe ajudar de alguma maneira. Preparada? Vamos adiante.

1. Faça uma análise geral da sua rotina: Como está o seu tempo?

Antes de escolher o curso ou o horário para os seus estudos, é preciso fazer uma análise geral da sua rotina: Como está o seu tempo? Como você tem investido ele? Quais momentos do dia você tem mais “folga” e em quais está mais atarefada? Pensar sobre isso pode lhe ajudar a entender como encaixar uma rotina de estudos no seu cotidiano.

Lembre-se de que os momentos de descanso não são, necessariamente, considerados ociosos, ok? Afinal, precisamos de um descanso diário para manter a saúde e o bem-estar.

Porém, se você perceber que, de algum modo, tem tido pequenos intervalos de tempo livre ao longo do dia, aí sim pode ser que os estudos se encaixem de forma mais natural.

2. Delegue algumas tarefas aos familiares

Existem algumas tarefas que podem muito bem ser executadas por outras pessoas. Se você mora com mais gente, isso fica ainda mais “simples”, digamos. Você pode delegar aquelas atividades que apenas sobrecarregam a sua rotina, mas que podem ser feitas por outra pessoa sem problema nenhum.

Assim, torna-se viável abrir mais um espaço na sua agenda, para poder estudar e se desenvolver.

3. Escolha uma metodologia de estudos que seja flexível

Escolha uma metodologia de ensino e de aprendizagem que seja flexível. Afinal, se você diz “sou mãe e quero estudar”, sabe que uma faculdade de segunda à sexta, à noite, pode ser um pouco pesada – especialmente se a sua rede de apoio for escassa.

Embora isso não seja impossível, você pode optar por algo mais flexível se estiver muito tempo sem estudar. Isso não é um problema! Além disso, você estará voltando ao ritmo de estudos de uma maneira gradativa e, quem sabe, mais tarde poderá apostar em algo presencial e um pouco mais “puxado”.

4. Crie um plano de estudos

Tenha um bom plano de estudos. Ele precisa considerar os prazos, as prioridades e as metas de cada matéria que você estudar. Isso evita que você se perca na “imensidão” de atividades e mantenha o foco – e os resultados positivos.

5. Saiba priorizar o seu descanso e o seu bem-estar

Cuide do seu descanso e da sua saúde. Quando pensamos “sou mãe e quero estudar”, devemos ter em mente que o bem-estar não deve ser deixado de lado para tentar encaixar, em cima dele, uma rotina de “estudiosa”. Tudo nessa vida precisa de equilíbrio. Lembre-se disso!