Saúde e Bem Estar

Como o sono insuficiente pode estar prejudicando a sua saúde

Afinal, você já parou para pensar em como o sono insuficiente pode estar prejudicando a sua saúde? Se ainda não fez essa reflexão, talvez este seja o momento de pensar com mais carinho sobre o assunto.

Isso porque o sono tem um papel muito importante na manutenção da nossa saúde, logo, quando ele sofre impactos negativos, todo o nosso corpo e a nossa vida pode sofrer também.

Por conta disso, convidamos você para saber mais sobre o assunto acompanhando este texto até o fim. Tire as suas dúvidas!

Como o sono insuficiente pode estar prejudicando a sua saúde?

O sono insuficiente pode estar prejudicando a sua saúde e você nem percebeu, mas, se começar a avaliar alguns pontos, pode ser que encontre os gaps que a falta de descanso está ocasionando a você.

Veja, abaixo, algumas das consequências do sono inadequado:

1. Diminui a imunidade

A imunidade é um dos pontos que pode sofrer quando não dormimos adequadamente. Até porque, o sono tem a função de restaurar a energia do nosso corpo, deixando-nos renovados para um novo dia. Porém, sem um descanso adequado, muitas funções do organismo podem sofrer severamente, dentre elas, o sistema imunológico.

2. Atrapalha a concentração

A concentração é outro ponto que pode ser prejudicado quando não dormimos bem. Até porque, a nossa mente não é uma máquina: ela é orgânica e necessita de descanso para que tudo fique “dentro do eixo”.

Sendo assim, dormir mal pode fazer com que a sua capacidade de concentração comece a ser reduzida. Essa redução, mais tarde, começa a impactar no trabalho, nos estudos e na produtividade, criando uma verdadeira “bola de neve” de problemas.

3. Causa impactos na memorização

Assim como a concentração pode sofrer impactos nocivos por conta da falta de sono adequado, a memorização também não fica de fora. Isso porque ela é equilibrada com base no nosso descanso: quando dormimos, nosso cérebro faz uma “faxina” nas memórias, organizando o que deve ir para a memória de longo prazo e descartando o que não faz tanto sentido assim.

Consequentemente, dormir mal impede que as funções da memória sejam bem-sucedidas, resultando em problemas no trabalho e nos estudos, por exemplo.

4. Desequilibra hormônios

O sono, como vimos no decorrer deste texto, é responsável por auxiliar no equilíbrio de diversas funções do nosso organismo. Sendo assim, um sono insuficiente pode estar prejudicando a sua saúde a partir do momento em que a produção de hormônios fica prejudicada.

Isso pode fazer com que você se sinta mais cansado ao longo do dia, além de fazer com que a sensação de estresse comece a ser mais recorrente. Afinal, quem nunca se sentiu muito irritado quando teve uma noite ruim de sono?

5. Aumenta as chances de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares também podem aparecer com mais facilidade na vida daquelas pessoas que não dormem bem. Pessoas com má qualidade de sono podem ter arritmias com mais frequência, bem como problemas com a pressão arterial elevada.

Portanto, se você perceber que está com problemas para dormir, não hesite na hora de buscar ajuda médica!