Para os micro e pequenos empreendedores investir em um sistema de gestão empresarial significa um elevado custo. Visto que com tantas coisas para pensar o empreendedor não pode despender desses valores para softwares.
Entretanto com o estímulo e consequente aumento das micro e pequenas empresas nos últimos anos, surgiu à necessidade de baratear esse recurso.
Falamos sobre os softwares voltados à gestão de pessoas de empresas pequenas, agora vamos falar de uma forma holística.
Sendo assim, para atender essa demanda surgiram vários softwares de baixo custo, mas de elevada qualidade sistêmica.
São sistemas online intuitivos. Através desses sistemas organiza-se a rotina da empresa.
Por meio dos softwares online, o empreendedor tem acesso a uma gama de recursos que permitem o gerenciamento das atividades empresariais.
A integração entre os diferentes módulos é feita automaticamente, ou seja, a partir de uma informação registrada.
Ocorrem outras informações decorrentes da primeira, instantaneamente são registradas em seus respectivos módulos.
Os softwares permitem o controle das vendas, visto que abrange todo o fluxo. Desde enviar orçamentos, fechar contratos, emitir e controlar ordens de serviço até o histórico dos clientes.
Sendo assim, quando acontece uma venda no módulo de vendas, o produto vendido é baixado no módulo de estoque. Ocorre a emissão da nota fiscal e do boleto pelo software. Bem como no módulo financeiro o valor atualiza os recebíveis.
No módulo de estoque ocorre a emissão dos pedidos de compra aos fornecedores. O sistema ainda permite analisar as demandas evitando um eventual atraso nas vendas e produção, relatórios sobre os produtos mais vendidos, etc.
No módulo financeiro, todas as informações bancárias, fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, bem como faturamento e demais informações pertinentes estão sempre acessíveis, visto que são informações sobre impostos e taxas.
No que tange as informações contábeis, esses softwares são abrangentes, desde o plano de contas até o fechamento das demonstrações contábeis, por isso são sistemas otimizados.
A integração ocorre com o sistema do contador. Sendo assim, a informação compartilhada em tempo real facilita o trabalho de ambas as partes.
Essa integração de softwares economiza tempo, pois não é necessário realizar o cadastro de cada uma das informações separadamente.
Assim sendo, como dito no início, os valores para adquirir esses sistemas são acessíveis, muitos ERPs online custam a partir R$ 89,90 mensais, esse investimento pode facilmente fazer parte do planejamento da empresa.