Houve um tempo em que eram estampas por todo lado, uma verdadeira tendência. Assim, elas estavam presente nos sofás, poltronas, lençóis, roupas. Enfim, em todos os tecidos.
Com o passar dos anos, a moda se modificou. Com isso, passaram a considerar as estampas “cafonas”. Desse modo, dando espaço para estofados e tecidos de aparência lisa ou ao menos discretas.
Entretanto, há indícios que essa tendência está voltando e com toda força. Não fique fora dessa, pois, sofá estampado vai ser febre no próximo ano. Então, confira dicas de como combinar com o ambiente.
Durante muitos anos, os tecidos estampados eram populares e desejados por muitas pessoas. Estes itens eram sinônimo de elegância, enquanto que os tecidos lisos poderiam significar simplicidade.
Durante várias décadas, ter um sofá estampado na sala era objeto de desejo por muitas pessoas. Aliás, o item trazia um charme e conforto para o ambiente e caracterizava um estofado de qualidade.
Ao longo do tempo, as tendências do que se considera estiloso sempre muda. Com isso, os estampados perderam a vez para tecidos lisos. Ou no máximo com estampas discretas e quase imperceptíveis.
Nesse momento, o simples e discreto é o que agregava elegância, seja numa peça de roupa ou no tecido da poltrona. Enquanto, o estampado era considerado cafona e fora de moda.
Entretanto, alguns estilos tendem a se repetir e voltar a ser febre, como, por exemplo, o estilo retrô. Claro que com a estampa é a mesma tendência. Pois, ele voltou a ser moda e passou a compor novamente as salas de muitas pessoas. Sendo assim, veja como usar um sofá estampado, e outros itens nesse estilo, na sua casa.
A moda do sofá estampado está de volta. Vai ficar de fora dessa tendência? Veja essas dicas de como combinar o item com a decoração da sua sala de estar e impressionar as visitas.
A dica mais importante e primordial é a harmonia de cores. Então, nesse quesito, vale experimentar uma estampa que possua cores que existem no seu ambiente.
Agora, se você quer que seu ambiente se destaque, além do sofá estampado, você pode também adicionar outros itens com o mesmo padrão do estofado. Assim, essa dica pode ajudar a criar conexão entre as decorações e equilibrar o local.
Evite utilizar muitas estampas diferentes no mesmo local. Pois, isso trará confusão e desconforto visual. Ou seja, mantenha como base apenas uma estampa.
Se tem um estilo que usa e abusa de estampas, esse é o estilo vintage. Conhecido por alguns como retrô ou antigo, este tipo de decoração é um dos que estão mais populares ultimamente. Desse modo, procuram evocar os modelos de decoração em vigor nas décadas de 40 a 60.
Com a utilização de pés palitos e cores vibrantes nos móveis, o estilo é capaz de criar um ambiente nostálgico e também muito confortável e alegre. A propósito, nas épocas do estilo vintage, as estampas eram muito desejadas e agregadas em diversos locais da casa. Por exemplo, em cobertores, toalhas de mesa, móveis e tapetes.
Por isso, se você está procurando por um estilo para tentar na sua sala, o vintage pode ser uma boa saída. Logo, cai muito bem com estampas diversas.
Se você quer um sofá estampado, mas não tem como gastar agora, utilize essas alternativas para incluir as estampas na sua sala.
As almofadas são boas opções não só para decorar a sala, como também para destacar e decorar o sofá. Dessa forma, utilize estes itens com estampas diferentes, mas semelhantes. Pois, pode criar um efeito interessante de diversidade.
Um tapete é um item fácil de ser substituído na sala. Assim, você pode encontrar do modelo e tamanho ideal para você. Utilize um tapete com estampas e procure combinar também com as almofadas.
Se você é do tipo ousado, um papel de parede estampado pode fazer sua casa se destacar ainda mais. Mas atenção, aqui vão algumas orientações de como usar o papel de parede, sem criar um ambiente estranho:
Curtiu as dicas? Então, não deixe de usar um sofá estampado na sua casa, e entrar na moda. Pois, compartilhe o artigo.