Como se socializar no primeiro dia de aula?

Saber como se socializar no primeiro dia de aula é um passo que pode trazer mais autoconfiança e tranquilidade para esse momento. Afinal, especialmente se você mudou de escola, esse primeiro dia pode causar um frio na barriga e uma insegurança intensa, não é mesmo?

Por isso, justamente, que lhe convidamos para acompanhar este nosso texto até o fim. Vamos lá?

Como se socializar no primeiro dia de aula?

Para se socializar no primeiro dia de aula é necessário tentar manter a tranquilidade e o equilíbrio. Ou seja, nada de tentar impressionar os outros a todo custo, e tampouco tente mostrar ser uma pessoa que você não é.

Até porque, convenhamos, se for para fazer novos amigos, que eles gostem de quem você realmente é, não acha? Pois imagine que cansativo ter que ficar o ano inteiro tentando impressionar os outros… É algo inviável para a saúde mental!

Assim sendo, considere as nossas dicas abaixo como um ponto de partida e coloque-se sempre em primeiro lugar:

1- Apresente-se para algumas pessoas

Não tenha medo de se apresentar para algumas pessoas. Converse com elas de maneira descontraída, falando seu nome e iniciando algum assunto simples. Isso pode fazer com que algumas pessoas já comecem a interagir com você, aumentando a conversa e desenrolando uma série de assuntos.

Ao mesmo tempo, não se sinta responsável por sustentar a conversa: se a apresentação de ambos aconteceu e o assunto não rendeu, tudo bem. Peça licença e converse com outra pessoa ou apenas fique observando o ambiente.

2- Não interrompa a fala do outro

Quando a outra pessoa estiver falando, não a interrompa. Esse seria um dos maiores erros ao se socializar no primeiro dia de aula. Na realidade, uma boa medida, para impedir isso, é se colocar no lugar do outro: nunca faça ao outro o que não gostaria que fizessem com você.

3- Pratique a escuta ativa

Pratique a escuta ativa e atente-se a fala do outro. Isso pode fazer com que você comece a conhecê-lo melhor e tenha subsídios para sustentar a conversa de um modo mais efetivo.

4- Respire fundo e mantenha a calma

Respirar fundo ajuda a manter a calma quando você se sentir ansioso por ter de conversar com alguma pessoa.

Sendo assim, sempre que perceber que está perdendo um pouco o controle, acalme-se pensando em algo positivo e respirando profundamente, para que seu cérebro receba uma boa dose de oxigenação e o seu corpo fique mais tranquilo.

5- Não tente mostrar ser quem não é

Em hipótese alguma tente criar uma imagem que não tem relação com que você é. Por exemplo, se você é uma pessoa mais introvertida (e não tem prejuízos sociais por isso), por que fingir que é alguém super comunicativo e aberto a todos?

Esse fingimento pode custar o seu bem-estar e a sua saúde mental mais tarde. Portanto, cuidado!

6- Puxe assunto falando de coisas que você domina

Na hora de puxar assunto, priorize temas que você domina, pois isso fará com que se sinta mais à vontade e mais confiante. É claro que você não precisa falar sobre coisas difíceis, mas, comentar algo que você está por dentro pode ser uma excelente forma de iniciar uma amizade. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.