Marketing Digital

Social Media – Frequência de Acompanhamento

O acompanhamento das ações de Social Media é fundamental para o uso otimizado dos recursos de Marketing Digital. Por isso, as análises devem ser constantes.

Como acompanhar os resultados da rotina de Social Media?

Social Media é o carro chefe de muitas ações de Marketing Digital, por isso devem estar sempre nas prioridades.

Analisar as métricas faz parte das rotinas dentro do Marketing Digital. No entanto, acompanhar os resultados das mídias sociais é fundamental para o devido acompanhamento das ações.

Assim sendo, analisar os resultados de forma objetiva e constante traz clareza quanto a viabilidade das estratégias para o negócio.

Tráfego Social, engajamento e crescimento por canal

Ao menos três métricas devem ser analisadas diariamente no Marketing Digital, sendo o tráfego social, nível de engajamento e crescimento por ação, ou melhor, por canal de media social. Todavia, essa base deve ser adaptada ao seu negócio.

É viável que um profissional de Marketing Digital analise pela manhã as métricas do dia anterior. Assim sendo, poderá verificar se tudo saiu conforme o planejado, se algo saiu da curva, se alguma ação deve ser retirada ou redirecionada.

Ferramentas de mensuração

Analisar com constância as métricas faz parte do sucesso estratégico das ações de Marketing Digital. Existem no mercado ferramentas que pode ser de grande valia nessas análises, por exemplo, a Quiantly do Google Analytics.

Embora cada social media possui suas mensurações, é viável que tenha uma centralização dessas métricas.

Validação dos recursos para redirecionamento das ações

Dentro do Marketing Digital cada detalhe conta, sendo fundamental que todas as métricas sejam consideradas, pois dentro do Marketing Digital as ações são recursos que precisam de validação.

As ações de social media custam tempo, dinheiro e pessoal, e esses recursos podem ser direcionados para outras ações. O tempo faz diferença nos resultados, e mesmo ações orgânicas devem fazer sentido para a objetividade do negócio.

Por isso, o acompanhamento dos planejamentos e as curvas das ações de social media é relevante e resolutivo quando feito diariamente.