Empreendedorismo

Só estou dando uma olhadinha! – Como aumentar as vendas da sua loja?

Nem todas as técnicas de vendas do mundo equivalem ao conhecimento que você possui sobre o seu negócio e seu cliente. E é exatamente esse conhecimento que pode ser utilizado para alavancar suas vendas.

Atraia os clientes de forma natural

Estamos falando de lojas que ficam nas ruas e não é muito atraente alguém gritar na porta da loja para que você entre. No mínimo isso soa intimidador. Pode ter o resultado esperado com uma ação mais educada, por exemplo:

Contrate uma pessoa para promover seu produto distribuindo amostras ou brindes, parece bem mais convidativo, não é mesmo?

Treinamentos

A sua equipe precisa saber tudo sobre seus produtos. O cliente não pode sair da sua loja com dúvidas, ou sem resposta. A imagem do despreparo ficará estampada na fachada da loja se o cliente receber um “não sei” a cada pergunta que ele fizer.

Tudo bem não saber de algo, mas respostas devem ser positivas, como: “ vou olhar na internet para ter certeza”. Passará a informação de que a insegurança é sobre passar a informação errada, e não a ideia de que não se importa com a dúvida dele.

Treinamentos sobre formas de atendimento, linguagem e postura também são bem-vindos. E a ideia não é tirar a naturalidade das pessoas, é vincular a imagem da empresa aos valores das pessoas, criando uma cultura interna e externa.

Vitrine é para o produto

A vitrine é para atrair o cliente, e fazer com que ele deseja seu produto. Por isso mesmo, menos é mais. Se a sua vitrine ficar muito colorida, lotada de coisas, ocorre o contrário.

Você cria tantos pontos de atenção que acaba tirando a atenção das pessoas. Você cria uma poluição visual que esconde o que mais deve aparecer, o produto.

Dê dicas de produtos, mas também dê espaço

Dê sempre opções de produtos para seus clientes, isso é muito positivo. Mas não fique em cima dele em cada passo que ele der pela sua loja. Pode parecer que você quer que ele vá embora, e não é isso o que você quer.

Confie no potencial do seu atendimento, produto e serviço.

Pode ter certeza, o cliente bem atendido sempre volta, mesmo aquele que só estava dando uma olhadinha.