Empreendedorismo

SMART – A Metodologia dos Seus Objetivos

Metodologia SMART – O jeito inteligente de definir suas metas

SMART é uma orientação que simplifica seus objetivos de gestão.

Sempre falamos sobre a importância de definir metas e objetivos na sua gestão. Sendo assim, citamos a análise de ambientes como uma forma de definição.

No entanto, existem outras metodologias para esse objetivo, e o método SMART é um dos mais utilizados para esse fim.

Critérios para definir metas

Trata-se de uma forma criteriosa para que possa definir suas metas e objetivos.

Sendo assim, a metodologia consiste em 5 fatores S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal ou temporizável).

A origem das siglas dessa metodologia são palavras em inglês, que explicam o acrônimo SMART, sendo: – specific, measurable, attainable, relevant e time-bound.

SMART

Há quem defina as palavras da sigla SMART um pouco diferentes, no entanto mantendo o sentido do método.

Como por exemplo: Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Realistic (realista) e Time based (temporal).

Sendo assim, vamos às definições de cada pilar do método.

S – Específico – A meta precisa ser clara

M – Mensurável – Passível de métricas

A – Atingível – De acordo com a realidade da empresa

R – Realista – Assertivo e executável

T – Temporal – Prazos de duração do processo

Exemplo prático de aplicação da metodologia SMART

(S) Específico: Aumentar o ticket médio por cliente;

(M) Mensurável: Métricas geradas por software de gestão;

(A) Atingível: Melhoria nas abordagens ao cliente e lançamentos de produtos novos;

(R) Relevante: Importante para manter o fluxo de lançamentos e a lucratividade

(T) Temporizável: O objetivo deve ser alcançado em 6 meses.

Objetivo – Aumentar as vendas em 40%, mensuração feita através de software de gestão, por 6 meses.

Visualizando dessa forma cada um dos objetivos da empresa, fica mais fácil alinhá-los num planejamento estratégico.