SMART é uma orientação que simplifica seus objetivos de gestão.
Sempre falamos sobre a importância de definir metas e objetivos na sua gestão. Sendo assim, citamos a análise de ambientes como uma forma de definição.
No entanto, existem outras metodologias para esse objetivo, e o método SMART é um dos mais utilizados para esse fim.
Trata-se de uma forma criteriosa para que possa definir suas metas e objetivos.
Sendo assim, a metodologia consiste em 5 fatores S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal ou temporizável).
A origem das siglas dessa metodologia são palavras em inglês, que explicam o acrônimo SMART, sendo: – specific, measurable, attainable, relevant e time-bound.
Há quem defina as palavras da sigla SMART um pouco diferentes, no entanto mantendo o sentido do método.
Como por exemplo: Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Realistic (realista) e Time based (temporal).
Sendo assim, vamos às definições de cada pilar do método.
S – Específico – A meta precisa ser clara
M – Mensurável – Passível de métricas
A – Atingível – De acordo com a realidade da empresa
R – Realista – Assertivo e executável
T – Temporal – Prazos de duração do processo
(S) Específico: Aumentar o ticket médio por cliente;
(M) Mensurável: Métricas geradas por software de gestão;
(A) Atingível: Melhoria nas abordagens ao cliente e lançamentos de produtos novos;
(R) Relevante: Importante para manter o fluxo de lançamentos e a lucratividade
(T) Temporizável: O objetivo deve ser alcançado em 6 meses.
Objetivo – Aumentar as vendas em 40%, mensuração feita através de software de gestão, por 6 meses.
Visualizando dessa forma cada um dos objetivos da empresa, fica mais fácil alinhá-los num planejamento estratégico.