A volatilidade do mercado é inerente ao fluxo atual do empreendedorismo por diversas vertentes. Por isso, é necessário que a gestão seja feita de forma contínua, considerando todos esses fluxos e a mudança no comportamento de compra do cliente.
O comportamento de compra do cliente não é estático e anteriormente à era digital era mais passivo. Visto que o cliente precisava aguardar o lançamento de uma marca para que pudesse ter acesso a propaganda por meio de mídia impressa e pela televisão. Entretanto, na era digital, com a facilidade das redes sociais, o cliente se tornou ativo junto às marcas de sua preferência.
Dessa forma, o relacionamento entre o cliente e a marca se tornou estreito, de maneira que o cliente pode acessar a rede social da empresa para fazer um elogio ou uma reclamação.
Por isso, é fundamental que a empresa entenda os fluxos dos seus processos para evitar que reclamações sejam postadas nas mídias sociais. Visto que é difícil reverter a imagem negativa de uma empresa, principalmente quando pensamos na fluidez das redes sociais.
O empreendedor precisa atuar considerando que deve minimizar as suas falhas de processo e atender ao seu cliente de maneira ampla; ainda que seja uma marca entrante no mercado.
Dessa forma, o plano de negócios da empresa deve considerar essas necessidades, de modo que a empresa obtenha um diferencial competitivo organicamente.
Por isso, analisar o mercado e estudar o comportamento do cliente pode ser um fator relevante para o sucesso de uma marca, juntamente com o direcionamento das ações de marketing digital. Uma vez que o marketing digital está completamente relacionado ao atendimento ao cliente; já que em muitas empresas é o marketing digital que responde às reclamações.
Por conta dessa demanda de atendimento e vendas decorrente da internet, muitas empresas fazem uso da estratégia de Smarketing, que se refere a união dos setores de marketing e vendas. No entanto, para algumas marcas pode ser viável montar uma equipe que funcione com o setor de atendimento ao cliente.
Considerando o fluxo dos canais e a necessidade de construir um relacionamento sólido com o cliente desde o surgimento da empresa no mercado, a estratégia Smarketing, juntamente com o atendimento ao cliente, é uma forma de amparar o seu próprio crescimento e valorizar a marca.