O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro. Agora, os candidatos têm em mãos os resultados que possibilitam concorrer a vagas nas universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Para acessar seus resultados, os participantes podem utilizar o login único da plataforma Gov.br na “Página do Participante” no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep anunciou que as inscrições para o Sisu 2024 iniciarão em 22 de janeiro, estendendo-se até o dia 25. Este processo disponibiliza um total de 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.
A distribuição regional dessas vagas revela uma concentração de 45% no Nordeste, seguido pelo Sudeste com 32%, Sul com 12%, Centro-Oeste com 8%, e Norte com 4%.
Vale ressaltar que a inscrição no Sisu 2024 é gratuita e utiliza exclusivamente a nota do Enem como critério de seleção para as universidades públicas. Outros resultados obtidos em processos seletivos não são considerados elegíveis para participação.
Diferentemente dos anos anteriores, o Sisu 2024 terá apenas uma edição. Apesar disso, o edital prevê que o início das aulas de alguns cursos será no segundo semestre.
O programa, neste ano, disponibilizará um total de 264.360 vagas de graduação, distribuídas em 127 instituições. Para obter mais detalhes sobre este processo seletivo e as oportunidades educacionais oferecidas, confira todas as informações no texto a seguir.
Como mencionamos anteriormente, o Sisu 2024 apresenta mudanças significativas em seu edital, marcando uma transição notável no processo seletivo.
Pela primeira vez, o sistema unificará as seleções em uma única edição, abrangendo os dois semestres letivos.
O período para garantir participação no Sisu 2024 ocorre de 22 a 25 de janeiro. Nesse intervalo, os candidatos têm a oportunidade de efetuar suas inscrições através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Vale destacar que a inscrição no Sisu é gratuita e exclusivamente online, sendo realizada na página dedicada ao programa. Portanto, é fundamental que os candidatos tenham em mãos o número de inscrição e a senha do Enem.
No caso de esquecimento da senha, os participantes podem recuperá-la facilmente na página do participante.
A aprovação nesse sistema implica uma atenção especial aos documentos necessários para a matrícula na instituição de ensino. Durante o processo de inscrição, o próprio sistema Sisu fornecerá orientações precisas nesse sentido.
É importante ressaltar ainda que a participação no Sisu 2024 requer a realização da última edição do Enem. Além disso, algumas instituições estabelecem notas mínimas específicas para inscrições em determinados cursos.
Caso a nota obtida não atenda aos requisitos, o sistema emitirá uma mensagem informativa. Diante desse cenário, os candidatos têm a opção de explorar outros cursos ou buscar oportunidades em diferentes instituições de ensino.
Você pode se interessar em ler também:
Após o encerramento do período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), é chegada a hora de aguardar ansiosamente pela divulgação dos resultados.
O Sisu realiza a seleção automática dos candidatos mais bem classificados em cada curso, levando em consideração as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus.
Em outras palavras, os candidatos com as maiores pontuações ocuparão os primeiros lugares, preenchendo as vagas disponíveis para aquele curso.
A seleção ocorre exclusivamente entre os candidatos que se enquadram no número de vagas oferecidas pelo sistema, de acordo com o curso escolhido e o tipo de concorrência.
Em situações em que a pontuação do estudante o permite classificar-se para duas opções de vagas (primeira e segunda opção no Sisu), ele será convocado apenas para a primeira escolha.
Além disso, em algumas instituições podem adotar notas mínimas e/ou médias mínimas para a inscrição em determinados cursos, como é o caso de Medicina, por exemplo.
Caso um candidato queira realizar a inscrição, mesmo obtendo uma nota abaixo da estabelecida como mínima para o curso desejado, o sistema emitirá um alerta, informando sobre essa situação.
Portanto, é importante que os participantes estejam atentos às exigências específicas de cada curso e instituição durante o processo de inscrição no Sisu.