Os sintomas de estresse, muitas vezes, apenas demonstram que determinado dia está um pouco difícil para nós. Porém, quando esses sinais se tornam recorrentes, a nossa saúde mental pode estar em risco. Afinal, o estresse excessivo pode impactar uma série de fatores em nossas vidas, e por isso devemos estar atentos aos sinais da nossa mente e do nosso corpo.
Portanto, convidamos você para acompanhar essa breve lista que descreve alguns dos sinais de que o estresse está operando em nossas vidas. Vamos lá!
Descrevemos, a seguir, alguns dos sintomas de estresse para você conhecer. Lembre-se de que a intensidade, frequência e periodicidade podem ser bastante variáveis, dependendo da história de vida do indivíduo, por exemplo. Sendo assim, considere este conteúdo como um ponto de reflexão, não como um passo a passo para diagnóstico, ok? A busca por um profissional qualificado, para esse tipo de avaliação, é indispensável.
Dito isso, vamos adiante:
A irritabilidade e a impaciência são dois fatores que podem denunciar a presença do estresse no dia a dia. Obviamente, não são todos os casos de irritabilidade que podem ser diagnosticados como estresse. Porém, quando a pessoa passa a ter comportamentos explosivos diariamente, especialmente quando está diante de um dos seus gatilhos de estresse (como o trabalho, por exemplo), pode ser que o problema esteja instaurado.
O melhor a se fazer, neste caso, é buscar ajuda profissional para compreender os motivos pelos quais essa impaciência tem aparecido.
A sensação de sobrecarga também costuma ser um dos principais sintomas de estresse. Isso porque o estresse pode ser entendido como um “excesso de presente”, ou seja, um excesso de atividades, preocupações e demandas que devem ser cumpridas no hoje. Sendo assim, essa sensação de estar sobrecarregado pode sim ter relação com as crises de estresse.
O cansaço excessivo pode aparecer por uma série de motivos. Especialmente quando o motivo do estresse é a sobrecarga de trabalho, por exemplo. Assim, embora o indivíduo durma e descanse a noite, ele ainda se sente esgotado e extremamente cansado, sem explicação aparente para isso.
Os problemas de concentração podem ser provenientes dos problemas relacionados aos sintomas de estresse. Afinal, a pessoa pode acabar ficando extremamente esgotada, cansada, irritada e sobrecarregada. Tudo isso, somado, pode ocasionar os problemas de foco e concentração.
A sensação de insatisfação, seja com o trabalho, com os estudos ou mesmo com a vida pessoal, também costuma ser caracterizada como um dos sintomas de estresse. Se o indivíduo percebe que nada mais lhe agrada, a ponto de estar extremamente irritado com a rotina cotidiana, por exemplo, talvez o melhor caminho seja investigar a situação com a ajuda de um profissional qualificado.
Portanto, se você percebe alguns dos sintomas de estresse na sua vida, não deixe para buscar ajuda quando o problema estiver ainda mais profundo. A psicoterapia pode lhe ajudar nesse tipo de caso. Considere essa possibilidade e converse com um profissional de sua confiança.