O Concurso do Banco do Brasil para nível médio em 2016, cargo de escriturário, segue sendo cobrado pelo Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. De acordo com a diretora da entidade sindical, Rita Mota, as demandas e carências de pessoal aumentam cada vez mais, mas em contrapartida a empresa tem reduzido a dotação (limite de funcionários), o que é uma preocupação. “Seguimos cobrando o concurso do Banco do Brasil BB 2016 Nível Médio, mas não há uma previsão dele acontecer. Os funcionários continuam sobrecarregados, enquanto o banco prefere reduzir o quadro”, frisou.
Rita Mota ainda informou que o Banco do Brasil vem passando por mudanças, o que também pode ser uma causa da demora para abrir da seleção. Segundo ela, houve, recentemente, a mudança de comando da Diretoria de Gestão de Pessoas. Ela espera uma mudança de postura por parte dos novos diretores. “Espero que enxerguem a necessidade de novas contratações e de um novo concurso. Vamos esperar as ações da nova Diretoria de Gestão de Pessoas”, concluiu. A validade do último concurso foi encerrado em 26 de setembro, e com isso o BB não pode fazer novas contratações.
A necessidade por servidores é grande. Prova disso é que o banco conta com uma carência de, no mínimo, 3.573 funcionários em seu quadro de servidores. De acordo com portaria divulgada em 23 de dezembro de 2015, pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o quadro de pessoal da estatal fica determinado em 115.495 servidores.
E, conforme levantamento do sindicato, a empresa contava com 111.922 funcionários, o que corresponde a uma carência de, pelo menos, 3.573 funcionários. Além disso, este número pode ser ainda maior, considerando eventuais necessidades surgidas desde então.
A expectativa é que ainda este semestre seja divulgado o edital de concurso do Banco do Brasil 2016. O novo edital do BB contará com vagas para Rio de Janeiro, Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). No Rio de Janeiro, a expectativa é que se tenha um bom número de vagas, tendo em vista as muitas aposentadorias e as Olimpíadas, no próximo ano, que aumentarão a demanda da empresa na cidade e arredores.
O Banco do Brasil (BB) informou por meio de nota oficial, que os concursos de Escriturário vão continuar: “ O BB continuará realizando as Seleções Externas de acordo com sua necessidade de pessoal, observada para cada região, bem como mediante observância ao seu Planejamento Estratégico e Orçamentário.” O banco se pronunciou após a suspensão do concurso dos Correios, empresa integrante da administração indireta, assim como o BB, após recomendação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento.
O órgão também deu uma ótima notícia a seus funcionários. O salário do cargo de Escriturário foi reajustado em 10% sobre o salário-base e de 14% sobre os auxílios alimentação e refeição. O salário anterior estava fixado em R$3.280 já com os benefícios, e agora passará a ser de R$3.613,58. O aumento salarial é um motivo a mais para quem deseja uma vagas no concurso do Banco do Brasil 2016.
Com base no último edital, em que foram feitas algumas alterações(a entrada da língua inglesa), as matérias cobradas foram: