O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma grande diversidade de paisagens e climas. Por isso, o clima é influenciado por fatores como latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, relevo e massas de ar. Neste artigo, você vai saber quais são as características principais de cada região brasileira e como eles são afetadas pelo tempo na sexta-feira, 11 de agosto de 2023.
Você também vai ficar por dentro dos alertas meteorológicos emitidos pelas autoridades competentes. Bem como, como se proteger dos possíveis fenômenos climáticos adversos. Sendo assim, acompanhe!
O INMET oferece um mapa interativo com a previsão do tempo para todas as capitais brasileiras. Assim, na leitura do mapa, a sexta-feira será um dia de tempo variável em todo o Brasil, com mais nuvens do que sol na maior parte do país. Por isso, veja como ficará o tempo em cada região:
Na sexta-feira, a região Norte terá um dia nublado e chuvoso na maior parte do território, com risco de chuva forte e intensa em Manaus, Rio Branco, Boa Vista, Belém e Macapá.
Enquanto, em Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 23 °C em Belém e a máxima de 36 °C em Porto Velho.
O clima predominante é o tropical, que se caracteriza por duas estações bem definidas: um quente e úmida e outra mais fria e seca. Sendo assim, na sexta-feira, a região Nordeste terá um dia nublado e chuvoso no litoral, com risco de chuva forte e volumosa em Recife.
No interior, o tempo ficará parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca em áreas isoladas. Enquanto, a temperatura mínima será de 21 °C em Salvador e a máxima de 36 °C em Teresina.
A região Centro-Oeste abrange os estados do Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Na sexta-feira, a região Centro-Oeste terá um dia de sol e calor, com baixa umidade relativa do ar em quase todo o território.
A exceção será Campo Grande, que terá chuva e trovoadas por causa da frente fria que atinge o Sul. Desse modo, a temperatura mínima será de 14 °C em Brasília e a máxima de 36 °C em Cuiabá.
A região Sudeste abrange os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, o clima predominante é o tropical atlântico, que se caracteriza por elevada umidade e chuvas intensas, que se concentram nos meses de inverno.
Na sexta-feira, a região Sudeste terá um dia de contrastes, com tempo mais fechado e chuvoso no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, e períodos de sol e pancadas de chuva em São Paulo e Minas Gerais. Dessa forma, a temperatura mínima será de 15 °C em Belo Horizonte e a máxima de 27 °C em Vitória.
A região Sul abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O clima predominante é o subtropical, que se caracteriza por chuvas bem disseminadas no decorrer do ano, com estações bem definidas: verão quente e inverno frio.
Na sexta-feira, a região Sul terá um dia nublado, com chuva a qualquer hora e risco de temporais e queda de granizo em alguns pontos. A temperatura mínima será de 13 °C em Curitiba e a máxima de 23 °C em Porto Alegre.
A temperatura média do Brasil na sexta-feira será de 23 °C, com variação de 13 °C a 36 °C. As regiões mais frias serão o Sul e o Sudeste, que terão mínimas entre 13 °C e 19 °C.
As regiões mais quentes serão o Centro-Oeste e o Nordeste, que terão máximas entre 27 °C e 36 °C. Dessa forma, a região Norte terá temperaturas entre 23 °C e 34 °C.
Devido à frente fria que avança pelo Sul do país, o INMET emitiu alerta laranja de tempestade. Ou seja, com chuva forte, ventos intensos e queda de granizo para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Assim, o órgão recomenda que as pessoas evitem áreas de alagamento, desliguem aparelhos elétricos e tomem cuidado com a queda de galhos de árvores.
Ainda o INMET emitiu alerta amarelo – de perigo potencial para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Outro alerta amarelo emitido pelo INMET, se relaciona com chuvas intensas para o estado de Amazonas, Norte do Mato Grosso, Sul de Roraima, sudoeste do Pará e Leste de Rondônia. Por último, o INMET também emitiu alertas de vendaval para o interior do Nordeste.