Vamos descobrir o que está por trás de uma das maiores superstições do mundo ocidental, a Sexta-feira 13. De onde vem o medo desta data? Por que ela é considerada um dia de azar? Vamos desvendar os mistérios, explorar as lendas e entender o que a ciência tem a dizer sobre isso.
A Sexta-feira 13 é cercada de superstições e associações negativas. Muitas pessoas evitam fazer certas coisas neste dia, como passar embaixo de escadas, quebrar espelhos ou cruzar o caminho de um gato preto. Mas, de onde vem esse medo?
Acredita-se que esta superstição tenha origens religiosas e culturais, sendo alimentada por lendas e mitos ao longo da história. No entanto, a origem exata do medo da Sexta-feira 13 é desconhecida.
Existem várias superstições associadas à Sexta-feira 13. Algumas pessoas acreditam que é um dia de azar e evitam realizar certas atividades, como viajar ou começar um novo projeto. Outros acreditam que coisas ruins acontecem com mais frequência neste dia.
Apesar de não haver uma explicação definitiva para o medo da Sexta-feira 13, existem várias teorias que tentam explicar sua origem.
Uma das teorias mais populares é que a superstição tem suas raízes no Cristianismo. Na Última Ceia, Jesus reuniu-se com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas à mesa. Judas, que traiu Jesus, é considerado o 13º convidado. Jesus foi crucificado na sexta-feira, daí a associação negativa com a sexta-feira 13.
Na mitologia nórdica, há uma história de um banquete em que o deus Odin convidou 12 divindades. Loki, o deus da trapaça e do fogo, não foi convidado e provocou uma confusão que resultou na morte de um dos convidados. Isso teria dado origem à crença de que um encontro com 13 pessoas sempre termina mal.
Outra teoria sugere que a superstição da Sexta-feira 13 tem suas raízes na história da França. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, o rei Felipe IV da França ordenou a prisão de todos os Cavaleiros Templários, uma poderosa ordem religiosa e militar. Muitos foram torturados e executados, o que teria dado à data uma associação negativa.
A superstição da Sexta-feira 13 foi popularizada no século 20 por meio da literatura e do cinema. O livro “Friday, the Thirteenth”, de Thomas Lawson, conta a história de um corretor de ações que escolhe a sexta-feira 13 para causar o caos no mercado financeiro.
O dia também foi imortalizado na série de filmes de terror “Sexta-feira 13”, que apresenta o personagem Jason Voorhees, um assassino que aterroriza os acampantes do fictício acampamento Crystal Lake.
Para as pessoas supersticiosas que querem evitar o azar na Sexta-feira 13, existem algumas “mandingas” que podem ser feitas, como:
A Sexta-feira 13 é um dia que provoca sentimentos mistos em muitas pessoas. Enquanto uns enxergam como um dia de azar, outros veem como um momento de sorte e transformação. Na verdade, a realidade é que o número 13 carrega um significado muito mais profundo e complexo.
A numerologia, campo de estudo que relaciona números a eventos e comportamentos, oferece uma visão diferente sobre o número 13. Longe de ser um sinal de má sorte, o número 13 é visto como um símbolo de recomeços e transformações.
Juliana Viveiros, espiritualista e estudiosa da numerologia, explica: “Na numerologia, o número 13 não é associado à má sorte ou sorte, mas sim, a oportunidades de recomeço. Ele está ligado a um sistema organizado de início e fim de ciclos, representando força, determinação, fé e mudanças benéficas.”
O número 13 é composto pelos números 1 e 3. O número 1 é associado à coragem, iniciativa, sabedoria e disposição. Já o número 3, comumente está ligado à autoconfiança, otimismo e liberdade. Quando somamos 1 e 3, temos o número 4, que representa estabilidade, regras e ausência de riscos.
O número 13, portanto, representa um dilema. É uma combinação de características opostas – coragem e estabilidade, iniciativa e seguir regras, sabedoria e ausência de riscos. Para a numerologia, o número 13 é um símbolo de pessoas que conseguem lidar com esses extremos, utilizando comunicação e determinação para unir o conflito e sabendo quando descartar as regras sem perder a originalidade e sabedoria.
A sexta-feira 13 é temida por muitos devido à associação do número 13 com o final ou início de várias situações. O número 13 indica evolução e destino, podendo significar tanto alegria quanto sofrimento. Qualquer esforço para mudar o destino será anulado. É, portanto, considerado um número rebelde, aquele que mesmo não querendo ou sabendo que não é certo, foge de todas as regras.
A carta 13 do Tarot de Marselha, A Morte, tem seu significado muito relacionado com o número 13. Ela sugere transformações, renovação e transmutação. Mas, não significa literalmente algum acontecimento ou mudança negativa. Pode se conectar também a situações e fatos positivos, como um casamento, nascimento de uma criança, mudanças diversas.