Para ser um bom colega de trabalho nós precisamos ter consciência de que as relações humanas são complexas, e que não há receita pronta do que deve ou não deve ser feito. Ao mesmo tempo, é possível reconhecer algumas atitudes e valores que podem fazer a diferença nas relações interpessoais.
Neste conteúdo, trouxemos algumas reflexões que podem ajudar você a começar a pensar em estratégias para construir boas relações no seu ambiente de trabalho. Confira.
Como dito acima, não existe receita pronta de como ser um bom colega de trabalho. O que existem são ações que podem contribuir para uma relação mais harmoniosa e sadia no ambiente corporativo e em qualquer esfera de nossas vidas. Listamos algumas dessas ações a seguir para que você possa pensar sobre o assunto:
A escuta ativa pode nos ajudar a entender e compreender melhor o outro. Além disso, deixamos de lado nossos preconceitos e passamos a levar em consideração o discurso alheio, sem nos deixarmos levar (tanto) pelos nossos pontos de vista ou ideias. Essa escuta nos ajuda a criar uma atmosfera de acolhimento, o que é fundamental para formar laços.
Além disso, quando escutamos ativamente outra pessoa, a tendência é que tenhamos mais conhecimento sobre os pontos de vista que ela tem, o que nos ajuda a nos comportarmos de uma forma harmoniosa com esse outro.
Ao mesmo tempo que precisamos ouvir mais as outras pessoas, para podermos construir relações mais fortes, nós também devemos ser mais empáticos com quem está à nossa volta. Por isso, antes de simplesmente julgar a atitude de um colega, que tal buscar entender o porquê de ele ter agido de determinada maneira? Que tal conversar sobre o assunto e escutar, verdadeiramente, o que o outro tem a dizer?
Essas atitudes mostram que nos importamos com as outras pessoas. E sabemos, afinal, que essa importância faz diferença nas relações humanas.
Saiba promover o reconhecimento das ações alheias. Isto é, para ser um bom colega de trabalho nós podemos reconhecer as vitórias dos nossos colegas, elogiando quando for pertinente e, até mesmo, comemorando quando possível. Tudo isso mostra o quanto nós estamos felizes por quem está à nossa volta, acolhendo as pessoas e fazendo-as entender que são importantes para nós.
Saiba assumir os seus erros e as suas responsabilidades. Afinal, como seria possível ser um bom colega de trabalho se você permitir que todas as pessoas “paguem” pelos seus equívocos? Ou ainda, que as outras pessoas se sobrecarreguem porque você não assume as suas responsabilidades? Pois é!
Seja o colega que você gostaria de ter!
Por fim, lembre-se de que os seres humanos têm histórias e pensamentos diferentes. Por isso, é preciso ter muito jogo de cintura e flexibilidade para não criar uma atmosfera autoritária.
Escute os outros. Aprenda a ceder quando necessário. Saiba abrir a mente e enxergar novos pontos de vista. Pois tudo isso pode lhe ajudar a ser um bom colega de trabalho. 😉