Como deve ser a comunicação na empresa? O que deve ser levado em conta na hora de construir uma linha de comunicação com todas as pessoas? Bem, essas dúvidas costumam ser corriqueiras em grandes corporações, e não é para menos.
Por meio da comunicação nós conseguimos construir um futuro mais promissor e interessante dentro dos nossos negócios, e por isso precisamos explorá-la de forma efetiva.
Assim sendo, neste texto nós apontamos alguns fatores imprescindíveis no processo de comunicação dentro das empresas. Acompanhe-nos.
Pensar em como deve ser a comunicação na empresa é analisar desde o canal em que ela acontece, até as palavras que são utilizadas. Abaixo, portanto, apontamos diversos fatores associados a isso. Veja:
Um canal oficial deve ser eleito na hora de fazer uma boa comunicação na empresa. Isso quer dizer que você não deve se comunicar um dia pelo WhatsApp, e no outro pelo e-mail, esperando o mesmo resultado e aceite da mensagem.
Claro que isso não quer dizer que você nunca mais poderá mudar o meio de comunicação, mas é imprescindível que haja um canal oficial que contenha todos os dados importantes que as pessoas precisam saber.
Quando for necessário comunicar algo a alguém, ou a um grupo de colaboradores, esteja ciente de que a mensagem precisa ser livre de ambiguidades. Pense sobre as potenciais ambiguidades da sua frase e descarte-as caso as encontre.
Além disso, lembre-se ainda de que a sua mensagem precisa entregar uma informação completa: nada de deixar algo subentendido esperando que todos compreendam.
Evite ficar fazendo muitas “voltas” na hora de dizer algo para alguém. Seja o mais objetivo e direto possível. Essa é a forma que deve ser a comunicação na empresa.
Afinal, quanto mais voltas você der na sua fala, maiores serão as chances de um ou mais colaboradores ficarem desatentos ao que está sendo dito, ignorando a sua mensagem sem querer e impactando na empresa como um todo.
Portanto, cuidado com os excessos de “enfeites” na sua comunicação!
Permita, em um momento específico, que a manifestação de ideias dos colaboradores aconteça de maneira efetiva. Isso quer dizer que quando pensamos em como deve ser a comunicação na empresa, devemos considerar que ela é uma via de mão dupla: a empresa comunica e os colaboradores se manifestam diante disso.
Essa dinâmica garante uma saúde maior para o seu negócio como um todo.
Procure reforçar as ideias passadas, especialmente as mais importantes. Enviar e-mails com lembrete, fazer cartazes e usar murais são formas de atingir esse tipo de resultado. Assim você mantém a ideia na mente das pessoas, impedindo que a falha de comunicação apareça de maneira recorrente.
Dessa forma você poderá usufruir de uma equipe mais engajada e imersa nos objetivos dos projetos e tarefas. 😉