O termo “semântica” está relacionado ao estudo da interpretação do significado de uma palavra, de uma frase ou de uma expressão da língua portuguesa.
A semântica é um assunto muito vasto e que engloba uma série de tópicos dentro da matéria de português. Ainda, o assunto é muito abordado por provas importantes, como os vestibulares.
Assim, para te ajudar a estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber. Confira!
Para que você consiga compreender o assunto corretamente, o artigo hoje vai analisar os seguintes tópicos da semântica:
A linguagem, do ponto de vista semântica, pode ser classificada em verbal e em não verbal.
A linguagem verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar a sua mensagem. Uma conversa entre amigos, por exemplo, faz uso da linguagem verbal.
Já a linguagem não verbal, por sua vez, faz uso de outros métodos para efetivar a comunicação, que não são as palavras.
Alguns exemplos desses métodos são a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, expressões faciais, gestos, etc.
Os sinônimos são palavras que possuem significados próximos.
Alguns exemplos:
O termo “polissemia” é usado para definir uma palavra que apresenta mais de um significado em muitos contextos diferentes em que aparece.
Exemplo:Banco (instituição financeira, assento de um ônibus)
Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Um exemplo: acento (sinal gráfico) X assento (local onde um alguém pode sentar)
5) Parônimos
Os parônimsos são palavras que possuem significados diversos, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.
Confira um exemplo: aprender (entender) X apreender (capturar)