A tão esperada data para o próximo lote de pagamento do abono salarial PIS/PASEP foi anunciada. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, responsáveis pela liberação do benefício, estão programados para disponibilizar os recursos na próxima semana.
Desde o mês de fevereiro deste ano, ambas as instituições financeiras já liberaram vários lotes de pagamento do PIS/PASEP, beneficiando trabalhadores formais de diversas categorias.
No entanto, o calendário do benefício está chegando ao fim, restando apenas duas rodadas de depósito. Os próximos repasses serão destinados a milhões de trabalhadores da iniciativa privada, assim como milhares de servidores públicos.
Para aqueles que desejam saber quando o dinheiro estará disponível em suas contas, é importante acompanhar as informações a seguir.
O abono salarial do PIS/PASEP é destinado aos trabalhadores que atuaram por pelo menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base, que neste caso é o ano de 2021. Além disso, é necessário que esses trabalhadores tenham recebido até dois salários mínimos mensais em média.
De acordo com informações disponibilizadas pelo Governo Federal, é exigido ter inscrição no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos. Também é preciso que os dados estejam corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social.
O valor máximo que pode ser sacado é de um salário mínimo, equivalente a R$ 1.320 em 2023. Na prática, a quantia é proporcional aos meses trabalhados no ano de 2021.
Portanto, para descobrir o valor do abono proporcional, basta multiplicar a quantidade de meses trabalhados por um doze avos do salário mínimo.
Por exemplo, se o trabalhador atuou por 6 meses no ano-base, o cálculo seria o seguinte: 6 meses multiplicados por R$ 1.320 divididos por 12 meses.
As informações sobre o PIS/PASEP podem ser consultadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Também é possível esclarecer dúvidas nos canais de atendimento da Caixa (responsável pelo PIS) e do Banco do Brasil (responsável pelo PASEP).
O próximo lote de pagamento está previsto para ocorrer no dia 15 de junho e beneficiará os funcionários do setor privado nascidos em setembro e outubro, bem como os servidores públicos com inscrição final 6 ou 7.
Já a última rodada de pagamento será realizada em 17 de julho, contemplando os nascidos em novembro ou dezembro, além daqueles com inscrição final 8 ou 9. Neste sentido, é importante estar atento aos prazos de saque.
Segundo informações, neste ano, a data limite para sacar os recursos é dia 29 de dezembro. Após esse período, só será possível resgatar os valores no próximo calendário do abono salarial, isto é, em 2024.
Veja como consultar o PIS/PASEP pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTD):
Além desse meio, a Caixa e o Banco do Brasil disponibilizam os seu próprios canais de consulta. Veja:
Funcionários de empresas privadas (PIS):
Servidores públicos (PASEP):