O status do eSocial pode ser acompanhado por meio da sua plataforma oficial, dessa forma, o profissional responsável pelos envios poderá entender alguns pontos que impactam na sua rotina de trabalho.
O sistema oficial do eSocial permite que o usuário acompanhe intercorrências relativas ao acesso ou transmissão de arquivos ao eSocial. Esse acompanhamento é importante por duas vertentes.
Primeiramente, para empresas terceirizadas que são responsáveis pelos envios dos eventos dos seus clientes. Visto que o semáforo permite que o profissional entenda os motivos pelos quais os envios não podem ocorrer no momento, e, portanto, justificar a ausência de ação para o seu cliente.
Por outro lado, o semáforo do eSocial permite que o responsável pelos envios da própria empresa, geralmente o profissional do setor de departamento pessoal, entenda as razões oficiais e identifique outros pontos para que possa realizar os envios quando o sistema se estabilizar.
Confira a legenda do semáforo/status do eSocial, de acordo com definição oficial:
Sem informações de problemas no acesso ou transmissão de arquivos
Número significativo de relatos de usuários sobre problemas de acesso ou transmissão de arquivos – aguardando solução pela área técnica; ou aumento no tempo de processamento em virtude de pico no volume de eventos enviados
Ao acessar a página oficial do semáforo do eSocial, é possível que acompanhe intercorrências relativas ao acesso ou transmissão de arquivos ao eSocial, visualizando data e hora do fato, seguido da cor referente. Da mesma forma que o sistema informa o problema, também informa a solução.
Fonte das informações do status: eSocial – Governo Federal