Economia

Seis estados do Nordeste estão com mais de 60% da população sem trabalho

O desemprego está mais forte na região Nordeste durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE, em seis estados do Nordeste, mais de 60% da população em idade de trabalhar estão sem ocupação.

Segundo a pesquisa, entre a população de 14 anos ou mais, em idade de trabalhar, alguns estados do Nordeste ficaram com índice abaixo dos 40%. Em Alagoas, o índice foi de 34,4%. No Maranhão, 36,3%. Na Paraíba, 39,8%. Em Pernambuco, 38,5%. No Rio Grande do Norte, 39,4%. E no Piauí, 39,7%. Os dados dizem respeito ao segundo trimestre, no auge da quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus.

No início de 2020, apenas Alagoas tinha mais de 60% da população com mais de 14 anos sem trabalho. Em tempos sem pandemia, até mesmo com recessões comuns, o indicador seria de cerca de 50%.

Apesar desses seis estados do Nordeste estarem em pior condição, a média brasileira, como um todo, está ruim. Pela primeira vez, o Brasil tem menos da metade da força de trabalho potencial de fato trabalhando. O nível de ocupação no segundo trimestre de 2020 foi de 47,9%. O segundo trimestre teve aumento na taxa de desemprego em 11 estados.