Empreendedorismo

Segurança no e-commerce: dicas para elaborar senhas e proteger seus dados

De acordo com o CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), são muitos os golpes aplicados no e-commerce

Segurança no e-commerce: dicas para elaborar senhas e proteger seus dados

Confira algumas formas de ter seus dados roubados na internet, de acordo com o CERT.

Seus dados podem ser obtidos por meio: 

  • recebimento de spam;
  • do uso de computadores invadidos ou infectados;
  • do acesso a sites fraudulentos e falsos;
  • da interceptação de tráfego.

Caso o site/loja não use conexão segura, o cliente pode ter a privacidade invadida, via o compartilhamento indevido de dados pessoais. Além disso, o cliente pode ter os dados financeiros repassados para outras empresas indevidamente, tais dados são usados para outros fins.

Antes de realizar a compra

O CERT orienta o cliente a ter alguns cuidados antes de realizar uma compra no e-commerce: 

Utilize sempre um computador seguro com a versão mais recente de todos os programas instalados e com todas as atualizações aplicadas. Além disso, verifique se o computador utilizado possui os mecanismos de segurança instalados e atualizados, como antimalware, antispam, e firewall pessoal.

  • Evite usar computadores de terceiros;
  • Acesse o site/loja digitando o endereço diretamente no navegador web;
  • Evite seguir ou clicar em links recebidos através de mensagens;
  • Não utilize sites de busca para localizar o site/loja de comércio eletrônico.
  • Seja cuidadoso ao elaborar suas senhas;

Na elaboração de sua senha:

  • utilize números aleatórios;
  • grande quantidade de caracteres;
  • diferentes tipos de caracteres;
  • Não utilize sequências de teclado;
  • qualquer tipo de dado pessoal;
  • a sua própria conta de usuário;
  • palavras que façam parte de listas.

Verifique se o site/loja é confiável

Esse ponto é bastante importante. Pesquise na internet para ver a opinião de outros clientes através das avaliações e por meio de sites de reclamações, como o portal “Reclame Aqui”. Escolha sites/lojas que você conheça pessoalmente e/ou que tenha boas referências. Além disso, observe se há reclamações referentes à empresa e se elas foram tratadas adequadamente.

Canais de atendimento e dados do CNPJ

Verifique se são disponibilizados canais de atendimento, como e-mail, chat e telefone, esse ponto é muito importante, geralmente, páginas falsas não possuem contatos adequados.

  • Analise se a empresa disponibiliza informações, como endereço, telefone e CNPJ;
  • Verifique se a empresa possui políticas de privacidade, garantia, troca, cancelamento, arrependimento e devolução.
  • Procure validar os dados de cadastro da empresa no site da Receita Federal.

Acesse so site oficial do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) e veja mais recomendações relevantes para os consumidores e para os empresários.