A secretária de educação do Governo do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, anunciou o inicio das convocações dos aprovados no concurso realizado em 2022, só que com uma novidade importante.
De acordo com a pasta, o número de convocações dobrou para este primeiro ciclo, passando de 313, previstos inicialmente em edital, para 631 candidatos aprovados.
O motivo para ampliação no número de convocados é para reforçar as equipes docentes das escolas estaduais.
As convocações dos candidatos acontecerão em quatro ciclos nos meses de abril, maio, setembro e outubro dos anos de 2023, 2024, 2025 e 2026.
Ao todo, ao final dos ciclos, a expectativa é de que todos os 5.050 candidatos aprovados sejam convocados.
Para o mês de maio está prevista a convocação de mais 316 aprovados. Já em setembro e outubro serão chamados 315 e 316 candidatos, respectivamente. O mesmo quantitativo é válido para os próximos anos.
O concurso SEDUC GO foi realizado em 2022 e o resultado final foi homologado em janeiro deste ano.
Ao todo, foram oferecidas 5.050 vagas para professores com contratação efetiva e imediata. Do total de vagas ofertadas, 4.974 são destinadas para ampla concorrência e outras 243 vagas são reservadas para deficientes.
As vagas foram distribuídas entre as seguintes disciplinas:
Na ocasião também foram oferecidas vagas para docentes de escolas indígenas e para docentes de libras, conforme segue abaixo:
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou comprovar nível superior na respectiva área de interesse. A jornada de trabalho prevista para os candidatos aprovados varia entre 20, 30 e 40 horas semanais.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório.
Ao todo, foram 80 questões de múltipla escolha, divididas entre 40 questões de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos específicos.
O resultado final divulgado pelo Instituto Quadrix para o processo seletivo simplificado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) foi suspenso cautelarmente por decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
O anúncio foi divulgado na terça-feira, 28, no site da banca. Clique aqui para ler o documento.
O motivo para a suspensão foi motivada pelos candidatos aos cargos de Professor de filosofia e matemática que alegaram irregularidades da banca na aplicação do ajuste proporcional, previsto no artº 59 da Lei nº 4.949/2012.
Para não ser eliminado no certame, de acordo com o edital, os candidatos deveriam obter pontuação mínima de 10 pontos nas questões de conhecimentos gerais.
Como apontou o processo do TCDF, o Instituto Quadrix anulou três questões do certame, o que deveria reduzir consequentemente o rendimento mínimo exigido, passando de 10 para 9,25 pontos. Contudo, a nova pontuação não foi utilizada pela banca.
A irregularidade atingiu não apenas os candidatos que recorreram do resultado final, mas todos os candidatos que prestaram as provas.
Com isso, o TCDF decidiu pela suspensão. O Instituto Quadrix, por sua vez, informou que os esclarecimentos já foram apresentados ao tribunal e que, no momento oportuno, novas informações serão passadas para os candidatos.
Leia a íntegra do comunicado publicado pela banca:
“O INSTITUTO QUADRIX comunica que a divulgação do resultado final do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos das carreiras Magistério Público e Assistência à Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está suspensa cautelarmente, em cumprimento à Decisão nº 380/2023, proferida nos autos Processo nº 00600-00000812/2023-81-e, até ulterior deliberação do Tribunal de Contas do Distrito Federal referente aos devidos esclarecimentos já apresentados àquela corte de forma tempestiva em 01/03/2023.Informações adicionais referentes ao certame serão divulgadas em momento oportuno, após deliberação do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
A lista foi publicada no site do Instituto Quadrix, organizadora responsável pelo certame”.
O resultado final do processo seletivo do SEDF foi publicada no dia 06 de março.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ofereceu por meio de processo seletivo, vagas para professores em cadastro reserva com o objetivo de complementar o banco reserva.
O edital simplificado é um complemento ao concurso realizado em 2022, quando foram oferecidas 4.252 vagas na área da educação para professores, gestores e pedagogos.